APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Luís Onofre ao leme

Luís Onofre ao leme

21 Abr, 2017

Luís Onofre é o novo Presidente da APICCAPS


Luís Onofre é o novo Presidente da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), naquelas que foram as eleições mais concorridas de sempre: taxa de participação superior a 80% por cento.  

O empresário de 3ª geração, natural de Oliveira de Azemeís, sucede aos 45 anos a Fortunato Frederico, que liderou a Associação nos últimos 18 anos.

A APICCAPS é uma associação empresarial de âmbito nacional com sede no Porto, fundada em 1975 e que representa toda a fileira do calçado em Portugal (Indústria de calçado, Indústria de componentes para calçado, Indústria de artigos de pele e Indústria e comércio de bens de equipamento).

Constituída por 1834 empresas, responsáveis por 45 164 postos de trabalho (dados do Ministério do Trabalho alusivos a 2015), a fileira do calçado exporta mais de 90% da sua produção, o equivalente 2.250 milhões de euros no final de 2016. 

Desde 2010, as exportações aumentaram mais de 55%. Ao nível do emprego, são igualmente muito positivos os sinais, com a criação de 9.238 postos de trabalho nesse período.
Com forte aglomeração geográfica, a produção de calçado distribui-se maioritariamente por dois polos centrados nos concelhos de Felgueiras e Guimarães, por um lado, e Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, por outro. Em conjunto, estes cinco concelhos representam mais de três quartos do emprego setorial. Mais a sul, na zona da Benedita, encontra-se outro polo, de menor expressão quantitativa.

A outro nível, mais de 200 novas empresas foram criadas na última metade de década, em especial na indústria de calçado, onde nascerem 185 novos projetos. Umas das particularidades está diretamente associada a uma nova dinâmica regional. Com efeito, o cluster de calçado tem contribuído para um melhor equilíbrio regional, através da criação de dezenas de unidades industriais no interior do país, em regiões como Castelo de Paiva, Celorico de Bastos, Paredes de Coura, Pinhel ou Seia.

Partilhar:

Últimas Notícias