APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

America, here we go

America, here we go

28 Jun, 2018

"If you could make it everywhere, you can make it there: New York, New York". * Frank Sinatra imortalizou a cidade que nunca dorme, Alberto Castro lançou a prioridade para os próximos anos da indústria portuguesa de calçado. O professor da Universidade Católica e presidente da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), apresentou a indústria portuguesa de calçado no 20º Congresso da UITIC.

Recorrendo a analogias musicais, todos os períodos do setor foram passados em revista. Where there is a will, there is a way deu o mote, We will survive (Vamos sobrevier) conta a história do “fim anunciado” que muitos previam para o setor e que, como dados recentes comprovam, não se veio a verificar. Desde 2010, por exemplo, as exportações portuguesas de calçado cresceram 55% e chegam, atualmente, a 152 países nos cinco continentes. Em 2017, a indústria exportou 82 milhões de pares de calçado no valor de 1965 milhões de euros.

E agora? Para onde vamos? Frank Sinatra indica o caminho. Os Estados Unidos serão o próximo mercado de investimento do setor, um caminho estratégico traçado no FOOTure 2020. Até 2020 a indústria tem como prioridade duplicar as exportações (160 milhões de euros) para o maior importador mundial de calçado.

The portuguese footwear industry is coming…


Começou já em março o investimento a este mercado. Road to USA foi o tema da conferencia que marcou o início da mais ambiciosa ofensiva portuguesa ao mercado americano, num projeto conjunto da APICCAPS com a ANIVEC, com o apoio do programa Compete 2020.

Em junho, Portugal recebe um grupo de importadores. Em julho, Nova Iorque acolherá o melhor da oferta portuguesa, numa ação comercial e de comunicação, que permitirá uma primeira avaliação «in loco» do mercado. Uma ação que contará com uma mostra selecionada de produtos portugueses será aprimorada com ações de imagem, relações públicas e mesmo diplomacia económica.

Recorde-se que os Estados Unidos são o maior importador mundial de calçado. Nos últimos sete anos, as vendas de calçado português para os EUA e Canadá passaram de 13 para 99 milhões de euros, no final do ano passado (crescimento de 662%).




Partilhar:

Últimas Notícias