APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado em força na MICAM

Calçado em força na MICAM

28 Fev, 2018

Portugal continuou a  consolidar a presença na maior feira calçado do mundo. No total, 94 empresas integraram a comitiva nacional na Micam, em Milão e Mipel, feira de acessórios. Em fevereiro, em Milão, Portugal registou uma das maiores presenças de sempre num evento no exterior. Ao todo, as 90 empresas portuguesas que integraram a Micam respondem por mais de 8000 postos de trabalho e sensivelmente 500 milhões de euros de exportação. Na MIPEL, quatro das mais importantes empresas portuguesas promoveram o crescente setor de artigos de pele.

Ao todo, mais de 1600 expositores, de aproximadamente 50 países marcaram presença na Micam. Portugal voltou a ser a segunda maior delegação estrangeira na feira, sendo apenas superado por Espanha. Na comitiva portuguesa há empresas estreantes. Luís Miguel Contreiras é um apaixonado pela moda e faz desta a sua atividade profissional há mais de vinte anos. A sua paixão e experiência no mundo da moda conduziram-no a um crescente interesse por produtos inovadores, que consigam aliar a qualidade, um estilo próprio e uma sensação de utilização especial. Nasceu, assim, a Pintta Shoes – uma marca pensada e desenhada para "calçar" os vários tipos de personalidade, principalmente aqueles que não têm medo de ter Pintta.

Mas não são estreantes. Há empresas nacionais que participam na feira há mais de duas décadas. Para Salomé Fonseca, da Take a Walk, a Micam continua a ser um espaço privilegiado de contacto com clientes. “Acho da maior relevância que os compradores possam conhecer as coleções em primeira-mão. Por isso, é da maior importância estarmos presentes nesta feira”.

A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP com o apoio do Programa  Compete 2020, e que visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos.

Sensivelmente  200 empresas da fileira do calçado estão a participar, desde o início do ano, num megaprograma de promoção à escala internacional, que se traduzirá na presença em cerca de 60 dos mais prestigiados fóruns internacionais da especialidade.

 
Feira com balanço positivo
A Micam continua a superar as expectativas. A 85º edição da maior feira de calçado do mundo fechou com um número recorde de 44 mil visitantes, 60% dos quais vindos do exterior. Dentro da UE destaque para o aumento de visitantes oriundos de França e Alemanha.

Segundo a organização: “nas edições recentes, conseguimos melhorar a feira sem mudar a sua natureza. Hoje a micam é um espaço mais glamoroso e ao mesmo tempo mais prático.  As empresas podem encontrar compradores de todo o mundo, que escolhem a feira para lançar seus novos produtos, estabelecer e consolidar relações comerciais”.


Governo ao lado das empresas
Depois de António Costa, Caldeira Cabral e Augusto Santos Silva, Ana Teresa Lehman, o Governo fez-se representar, uma vez mais, ao lado das empresas portuguesas em Milão. O  Secretário de estado adjunto e do comércio, visitou a delegação portuguesa na maior feira de calçado do mundo.

Para Paulo Ferreira, os números finais do ano passado são um sinal do sucesso da indústria além-fronteiras. “O setor do calçado atingiu, em 2017, quase os 2 mil milhões de euros de exportações. Mas há um número que importa salientar: em 10 anos as exportações cresceram cerca de 50%”.

 

Partilhar:

Últimas Notícias