APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Lavoro: lado a lado com os bombeiros

Lavoro: lado a lado com os bombeiros

6 Set, 2018

Os incêndios florestais são umas das maiores tragédias que todos os anos atingem Portugal. Assegurar a máxima segurança dos bombeiros no combate ‘às chamas’ é uma das prioridades da Lavoro. A marca de Guimarães lançou, em 2013, as Fénix: botas especialmente indicadas para minimizar os riscos associados à missão de combate aos fogos florestais e mitigar os casos em que os bombeiros colocam em risco a sua integridade física por utilização de calçado profissional inadequado.

A primeira versão da bota nasceu no  verão de 2013, “após a morte de vários bombeiros portugueses em função da desproteção dos pés em incêndios florestais, as autoridades concluíram ser necessário preparar o calçado com um maior grau de exigência”.

Uma parceria entre a marca e a ADAI - Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial – da Universidade de Coimbra -  e do CEIF (Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais), permitiu desenvolver um modelo resistente a 500 graus centígrados, próximo das temperaturas sentidas em contexto de incêndio.

Terminada a fase de ensaios e incorporadas as principais conclusões e melhorias, o protótipo foi experimentado por 10 elementos de algumas corporações de bombeiros ao longo do verão de 2014. Esses testes revelaram que a bota tem um bom comportamento térmico e proporciona boas condições de integridade para o seu utilizador, mesmo em condições extremas.

Quatro anos depois, a Fénix, que já protege os pés e a vida de mais de 10.000 bombeiros portugueses. No entanto, a marca tem já em produção as Fénix 2.0 que configura uma evolução em diversos domínios, do design às particularidades funcionais.

As inovações incorporadoras têm em linha de conta a experiência dos combeiros em contexto de trabalho. O novo modelo é mais leve e mais confortável.

Partilhar:

Últimas Notícias