APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Oito anos de crescimento nas exportações

Oito anos de crescimento nas exportações

9 Mar, 2018

Portugal exportou, em 2017 e segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), 83 milhões de pares de calçado, no valor de 1.965 milhões de euros, um crescimento de 2,8% face ao ano anterior. “Foi um ano muito exigente”, garante Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.

Trata-se de um novo máximo histórico em matéria de comércio externo. Em 2017, o calçado português registou o oitavo ano de crescimento das exportações (mais de 55% nesse período). ”Persistência, capacidade de trabalho, entusiasmo, paixão e bem servir o cliente” são, na opinião de Salomé Almeida, a chave para os resultados tão positivos do calçado português nos mercados internacionais. Para a responsável da Take a Walk, “a ousadia e a criatividade têm permitido às empresas portuguesas estarem um passo à frente dos seus concorrentes”. Mário Marques, da Cubanas, acrescenta “o trabalho muito focado e a qualidade e inovação do calçado português” como elementos distintivos no plano mundial.



Um mundo de oportunidades
Portugal exportou, no último ano, calçado para mais de 150 países nos cinco continentes. A Europa continua a assumir-se como o principal mercado a absorver mais de 80% das exportações. O crescimento na União Europeia foi de 2%, com destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 11% para 375 milhões de euros), Holanda (mais 4,5% para 281 milhões de euros) ou Dinamarca (mais 12,9% para 107 milhões de euros). No plano inverso, registam-se desempenhos negativos em França (recuo de 1,5% para 410 milhões de euros), Espanha (quebra de 6,6&% para 174 milhões de euros) e Reino Unido (perda de 6,1% para 125 milhões de euros).

Fora da UE, não obstante a desvalorização do dólar, as exportações portuguesas cresceram 7,1%. Ainda assim, para o Canadá e EUA, o calçado “made in Portugal” recuou 1,5%, para 99 milhões de euros.


Notas muito positivas para os bons desempenhos na Rússia (mais 63% para 33 milhões de euros), Angola (mais 6% para 18 milhões de euros) e China (mais 3% para 13 milhões de euros).



Cresce o emprego e número de empresas
Os dados do Gabinete de Estudos da APICCAPS permitem destacar outras duas notas importantes: desde 2010 o número de empresas na indústria de calçado cresceu 22,4% para 1534 (foram criadas cerca de 290 novas empresas industriais) e o emprego aumentou 24,6% para 40 034 (nesse período, foram criados na indústria 8.000 postos de trabalho).






Partilhar:

Últimas Notícias