APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Plástico? Para que te quero?

Plástico? Para que te quero?

19 Jun, 2018

Nunca como até hoje fomos invadidos com as consequências da poluição e da degradação (demasiado) rápida do ambiente. Por ano são produzidas mais de 220 milhões de toneladas de plástico; cerca de 8 milhões acabam no oceano.

As preocupações com as espécies marinhas devido à ingestão de plástico do mar são a ordem do dia. Mais de um milhão de aves e 100.000 mamíferos marinhos morrem a cada ano devido a detritos plásticos. Um estudo do World Wide Fund for Nature (WWF) concluiu que 95% dos resíduos que flutuam no mar Mediterrâneo são plásticos e estão em níveis recordes de contaminação. No âmbito do Dia Mundial dos Oceanos, a ONU recordou que “oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos em cada ano, prejudicando gravemente a vida selvagem”.

Assim, e com a sustentabilidade na ordem do dia muitas são as marcas preocupadas com o tema. No setor do calçado começam a nascer projetos ligados ao tema. É o caso da Zouri: dois amigos minhotos juntaram-se e, das garrafas de plástico recolhidas nas praias nasceu uma marca de sapatos. “A menos que tomemos medidas urgentes, em 2050 os nossos oceanos irão conter mais plástico que peixes”, pode ler-se no site da marca.

Das caminhadas na praia nasceu o sonho de limpar o oceano. Adriana Mano e António Barros, ambos ligados ao setor do calçado, decidiram transformar as garrafas e restos de redes de pesca deixadas nas praias em calçado de verão. “Cada par de chinelos ou de sandálias incorpora entre 80 a 100 gramas de plástico: estamos a falar de 8 ou 10 garrafas”, esclarece Adriana.

Em termos técnicos, a marca não incorpora nenhum produto animal. Desde a cortiça à borracha, todas as matérias-primas são naturais. A fórmula de incorporação do plástico na sola ficou a cargo da Universidade do Minho e a produção da responsabilidade de um artesão de Guimarães: Henrique Dias, que deu forma aos sapatos.

Em abril, a Câmara Municipal de Esposende aderiu ao projeto e organizou uma ação de limpeza da praia. O plástico recolhido – cerca de 1500 quilos - foi entregue à Zouri, para ser triturado e transformado em matéria-prima.

Os sapatos já estão disponíveis para compra no site da marca www.zourishoes.com

Partilhar:

Últimas Notícias