Campanha de sensibilização para modelos de negócio inovadores no cluster do calçado
Nº projecto: 000007
Nº Aviso: NORTE-53-2015-06
Investimento elegível: 473.804,64 €
Período de execução: 2016-2017
Enquadramento: O presente projeto propõe promover uma campanha de sensibilização relacionada com um conjunto de boas práticas implementadas no cluster do calçado, através da implementação integrada de atividades de informação e promoção.
Esta iniciativa tem como ambição, por um lado, reforçar a competitividade das PME da região Norte, através da difusão de modelos de negócio inovadores e, por outro lado, potenciar a atratividade do sector junto do público jovem pelo reforço da interação do sector com as escolas e as famílias da região.
____________
Programa de Internacionalização do Cluster do Calçado - 2015 (2º sem.) e 2016 (1º sem.)
Nº projecto: 000010
Nº Aviso: 01/SI/2014 – Projetos Conjuntos Internacionalização
Investimento elegível: 14.294.802,94 €
Período de execução: Jun.2015 – Jun.2016
Enquadramento: Compreende um conjunto de ações que se inserem integralmente na tipologia descrita no n.º 3 do aviso n.º 01/SI, 2014: “ações de promoção e marketing internacional e ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados, incluindo a utilização de canais digitais e privilegiando os mercados e segmentos prioritários”, nomeadamente:
_________
Valorização da Oferta do Cluster do Calçado 2015 (2º semestre) e 2016
Nº projecto: 000048
Nº Aviso: 02/SI/2014 – Projetos Conjuntos Qualificação
Investimento elegível: 1.490.116,79 €
Período de execução: Jun.2015 – Dez.2016
Enquadramento: Compreende um conjunto de ações direcionadas ao aumento da competitividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta das PME do cluster do calçado no mercado global que se inserem integralmente na tipologia descrita no n.º 3 do aviso n.º 02/SI/2014: Incentivos à Qualificação e Internacional das PME, Projetos Conjuntos.
Prevê investimentos nas PME nas seguintes tipologias:
-Inovação organizacional e gestão;
-Economia digital e tecnologias de informação e comunicação;
-Criação de marcas e design;
-Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
-Proteção de invenções e criações;
-Qualidade;
-Eco-inovação;
Portuguese Shoes 2015/2017 - Campanha de Imagem do Cluster do Calçado
Nº projecto: 014511
Nº Aviso: 02/SIAC/2015 - Internacionalização
Investimento elegível: 1.727.228,77 €
Período de execução: Out.2015 – Set.2017
Enquadramento: A concretização do objetivo estratégico de valorizar a imagem internacional assenta na
prossecução de três objetivos operacionais:
-reforço e qualificação da presença do calçado português no ciberespaço;
-garantir a notoriedade do calçado português na comunicação social especializada com impacto internacional;
-divulgação da imagem do calçado português junto de compradores e líder de opinião internacionais.
____________
Advanced Intelligence for the Footwear Cluster 2015-2017
Nº projecto: 016103
Nº Aviso: 04/SIAC/2015 - Qualificação
Investimento elegível: 2.056.341,76 €
Período de execução: Nov.2015 – Out.2017
Enquadramento: Este projecto tem como objectivos operacionais promover a produção e difusão de intelligence de suporte ao processo de decisão empresarial, nos seguintes domínios:
-Monitorização da situação da indústria portuguesa de calçado;
-Acompanhamento da situação dos mercados internacionais de calçado;
-Difusão de intelligence junto das empresas do cluster.
____________
Programa de Internacionalização do Cluster do Calçado - 2016 (2º sem.) e 2017
Nº projecto: 017055
Nº Aviso: 29/SI/2015 – Projetos Conjuntos Internacionalização
Investimento elegível: 19.229.119,42 €
Período de execução: Jun.2016 – Dez.2017
Enquadramento: Compreende um conjunto de ações que se inserem integralmente na tipologia descrita no n.º 3 do aviso n.º 01/SI, 2014: “ações de promoção e marketing internacional e ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados, incluindo a utilização de canais digitais e privilegiando os mercados e segmentos prioritários.” Sem prejuízo do detalhe adicional fornecido em secções posteriores deste formulário, a candidatura compreende nomeadamente:
____________
Programa de Internacionalização do Cluster do Calçado – 2018
Nº projecto: 026363
Nº Aviso: 21/SI/2016 – Projetos Conjuntos Internacionalização
Investimento elegível: 15.333.294,11 €
Período de execução: 2018
Enquadramento: Abrange ações que se enquadram integralmente no n.º 2 do aviso n.º 21/SI/2016 por visarem o conhecimento dos mercados externos (feiras/exposições), a prospecção e presença em mercados internacionais (prospeção e captação de novos clientes) e a dinamização de acções de promoção e marketing internacional, incluindo a utilização de ferramentas web.
Compreende acções, nomeadamente nos seguintes domínios:
https://www.youtube.com/watch?v=uNTVa6Yzl-M
____________
Valorização da Oferta do Cluster do Calçado 2017 – 2018
Nº projecto: 026367
Nº Aviso: 22/SI/2016 – Projetos Conjuntos
Investimento elegível: 1.054.200,00 €
Período de execução: 2017-2018
Enquadramento: Esta candidatura prevê um conjunto de ações visando a valorização da oferta das PME do Cluster do Calçado e Moda que se inserem na tipologia descrita no n.º 2 do aviso n.º 22/SI/2016. A candidatura compreende investimentos nos seguintes domínios:
-Inovação organizacional e gestão;
-Economia digital e tecnologias de informação e comunicação;
-Criação de marcas e design;
-Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
-Proteção de invenções e criações.
______________________
Footure 4.0 - Dinamização do Roteiro Digital do Cluster do Calçado e Moda 2018-2019
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-036342
Enquadramento | Acelerar a adoção da Indústria 4.0 pelas PME que constituem o cluster do calçado, dotando-as do conhecimento necessário para essa transformação.
Região de intervenção | Portugal
Entidade Beneficiária | APICCAPS
Data de Aprovação | 28-12-2017
Data de início | 01-01-2018
__________________
Portuguese Shoes 2017/2019 - Campanha de Imagem do Cluster do Calçado
Nº projecto: 037624
Nº Aviso: 04/SIAC/2017 - Internacionalização
Investimento elegível: 1.840.110,12 €
Período de execução: Dezembro 2017 – Novembro 2019
Enquadramento:
Trata-se de um conjunto articulado de iniciativas de promoção da imagem internacional do calçado português visando alavancar o trabalho comercial dos exportadores nacionais e favorecer a perceção internacional dos produtos portugueses. Apresenta os seguintes objetivos operacionais:
(i) reforçar e qualificar a presença do calçado português no ciberespaço;
(ii) garantir a notoriedade do calçado português na comunicação social especializada com impacto internacional;
(iii) divulgar diretamente a imagem do calçado português junto de compradores e "fazedores de opinião" internacionais.