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Artigos de pele crescem

Artigos de pele crescem

3 Abr, 2017

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Qualidade e bom gosto. Tradição e saber-fazer. Estes parecem ser os principais argumentos competitivos que estiveram na génese da profunda alteração da percepção internacional dos artigos de pele e marroquinaria portugueses.

Em virtude dessa nova dinâmica, as exportações portuguesas de artigos de pele e marroquinaria crescem ano após ano. Desde 2008 praticamente triplicaram e ascendem agora a 178 milhões de euros (novo máximo histórico).

No ano passado, as vendas de artigos de pele e marroquinaria no exterior aumentaram 18,9 %, com destaque para o crescimento em Espanha (mais 16% para 44 milhões de euros) e França (mais 19% para 24 milhões de euros).

As exportações de artigos de pele estão a crescer em praticamente todos os subsetores. Mais de metade das vendas concentram-se, agora, nas “malas e bolsas”, com um crescimento de 13% para 92 milhões de euros.

O setor está numa fase muito positiva. Ana Maria Vasconcelos, da Belcinto, defende que se “estão a assistir a várias movimentações interessantes de mercado, nomeadamente com grandes marcas que habitualmente produziam em países como a China ou a Índia a apostarem Portugal”. As razões são variadas porque “a realidade desses países está a mudar de forma muito rápida e significativa”. Mas há outras explicações igualmente válidas. “Os negócios estão mais difíceis para todos os agentes económicos. Em consequência, as marcas optam por arriscar menos e realizar os seus negócios de forma mais segura”.

Boa qualidade, serviço de eleição e resposta rápida parecem ser argumentos de peso para as empresas nacionais. Carla Sousa, da Ceancarel, assegura que “as empresas portuguesas que se especializaram na produção de artigos de grande qualidade prestam um serviço eficiente e particularmente rápido”. “São vantagens claras face aos grandes concorrentes internacionais”. Importa, agora, “reforçar os investimentos na promoção das nossas empresas”.

APICCAPS lança campanha
Para que continue a ter resultados extremamente positivos, a APICCAPS acaba de lançar uma campanha de promoção da industria artigos de pele e marroquinaria. Esta campanha, abordará, numa primeira etapa, o publico profissionais (potenciais importadores de mais de 30 mercados, imprensa da especialidade e lideres de opinião). Mas tarde, serão projectadas medidas de mais amplo espectro, chegando ao publico em geral.


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