APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Os conselhos de Marcelo

Os conselhos de Marcelo

3 Abr, 2020

O Presidente da República anunciou ontem a renovação do Estado de Emergência


O Presidente da República falou ontem ao país. Marcelo Rebelo de Sousa anunciou a renovação do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, até dia 17 de abril, depois do parecer favorável do Governo e da aprovação da Assembleia da República. Este período abrange os dias da Páscoa, período de especial preocupação. "Nesta Páscoa não troquemos uns anos na vida e na saúde de todos por uns dias de férias ou reencontro familiar alargado de alguns", apelou.
 
O chefe de Estado considera que Portugal venceu a primeira batalha contra o vírus – “evitando que o crescimento do número de contaminados atingisse níveis excecionalmente elevados e o recurso generalizado ao internamento de milhares de doentes” - e entra agora na segunda fase. Marcelo considera que abril é um mês crucial para o combate à COVID-19 .

"Só ganharemos abril se não facilitarmos, se não condescendermos, se não baixarmos a guarda. Outras experiências mostraram que situações do grupo de risco e visitas à terra e à família custaram explosões entre os 30 e os 50 dias de epidemia”.

Marcelo Rebelo de Sousa alertou, ainda, para a dificuldade da terceira e quarta fase de combate ao vírus. "A terceira fase será vivida nas semanas seguintes, mais cedo ou mais tarde, consoante o sucesso da segunda, invertendo definitivamente a tendência do crescimento de casos, mas ainda enfrentando números exigentes em internamento grave e crítico, e abrindo para a descompressão possível na sociedade portuguesa". Já a quarta, será para “controlar de forma consistente o surto, mesmo se ainda assistindo à parte final dos custos humanos da pandemia, uma fase de progressiva estabilização da nossa vida coletiva".

Os objetivos fundamentais do Estado de emergência

O Presidente da República estabeleceu, ainda, "cinco objetivos fundamentais" para as próximas semanas:

1.    Proteger reforçadamente os grupos de maior risco, “onde quer que vivam ou se encontrem", lembrando os idosos em lares e os sem-abrigo;
2.    Usar "com bom senso e rigoroso critério", a renovação do Estado de Emergência para "prevenir situações críticas de saúde pública nos estabelecimentos prisionais, em particular na população de maior risco ou vulnerabilidade".
3.    Lutar contra a "lassidão" e a "ansiedade" na Páscoa, apoiando o Governo com "medidas extraordinárias " relativas à época pascal. "Não troquemos uns anos na vida e na saúde de todos, por uns dias de férias ou reencontro familiar alargado de alguns."
4.    Apelo aos emigrantes: que adiem os seus planos "a pensar na pátria comum" e, insistindo em vir, que "entendam as restrições severas" que serão adotadas.
5.    "Definir os vários cenários para o ano letivo, em calendário, ensino e avaliação, atendendo à evolução da pandemia", lembrando que António Costa comunicará a decisão sobre o ano letivo no próximo dia 9 de abril.

Partilhar:

Últimas Notícias