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Geração: conheça os fundadores da Humbs

Geração: conheça os fundadores da Humbs

1 Abr, 2021

Hugo Stevens e Miguel Tavares. Humbs


Hugo Stevens tem um Mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa e experiências profissionais em Marketing na Fujitsu, na Central de Cervejas e na Bacardi. Miguel Tavares tem um Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico e experiências profissionais como Engenheiro Técnico de Segurança de Equipamentos na Efacec e Consultor Funcional em SAP na Accenture. Nada faria prever que estes dois amigos se tornariam nos fundadores da Humbs.

Como é que nasceu este projeto?
Conhecemo-nos através de amigos e com o tempo tornamo-nos também grandes amigos. Um dia surgiu a oportunidade de irmos juntos a um mercado, o LX Market, vender carteiras de terceiros para homem. Esse dia foi um sucesso para nós. Naturalmente, mantivemos a presença assídua nos nossos empregos, até ao dia em que começámos a considerar lançarmos a nossa própria marca. Um dia decidimos reunir-nos para pensarmos no assunto e um de nós elogiou os sapatos do outro. Esse elogio desenvolveu-se numa conversa focada em oportunidades de mercado, eventuais parceiros, funcionalidades inovadoras, design e vertente sustentável e social. Assim, casualmente, surgiu a ideia inicial que foi sendo adaptada ao longo do tempo.

O setor do calçado foi uma escolha natural?
Inicialmente não imaginávamos trabalhar nesta área dado que nenhum dos dois tinha experiências anteriores no sector do calçado. Contudo, refletindo sobre as principais razões que nos motivaram e pessoas conhecidas na área, chegamos à conclusão que o foco da conversa no calçado não terá sido aleatório. A nossa ambição e objetivo de criarmos a nossa própria marca era o único incentivo que precisávamos para que gradualmente, em algum momento, as nossas conversas culminassem e se enquadrassem na área do calçado. É caso para dizer que estava destinado!

Quais os maiores desafios?
Lançar uma nova marca é sempre desafiante, nomeadamente no mundo da moda. Esse para nós é o principal desafio. Fazer com que as pessoas reconheçam de imediato a HUMBS e a associem a produtos de qualidade com alto valor acrescentado. Por outro lado, o contexto atual de pandemia traduziu-se num mercado saturado, promocional e fundamentalmente digital. A quebra de vendas e fecho de lojas offline resultou em stocks em excesso e consequente escoamento dos mesmos a preços extremamente reduzidos, com as vendas a terem que ser realizadas essencialmente online. É por isso que a estratégia da marca se baseia na "premiumização", de forma a ficarmos distanciados da competição com base no preço, mas antes no valor da marca e do produto, e na disponibilização dos nossos sapatos exclusivamente online nesta fase inicial.

De que forma é que a HUMBS se distingue no mercado?
A HUMBS distingue-se por aliar um design moderno com funcionalidades inovadoras em cada lançamento, sempre com uma vertente social presente de apoio à comunidade, de forma a transmitir conforto e confiança em cada passo. Resumidamente, HUMBS é uma marca de sapatos em formato slip-on, produzidos exclusivamente em Portugal, com materiais premium e 100% vegan. Cada sapato vendido resulta na doação de duas refeições, uma para a Souma, que apoia pessoas desfavorecidas, e uma para a Animalife, que cuida de animais abandonados. O primeiro modelo da marca, HUMBS One, é um sapato casual e desportivo em formato derby, feito com microfibra vegan caracterizada pela sua excelente durabilidade e conforto, forro e palmilha reciclados a partir do milho, atacadores elásticos e sola durável em TR expandido para leveza adicional.

Quais são os planos para o futuro da marca? O que podemos esperar?
Pretendemos lançar uma campanha de crowdfunding em breve de forma a alavancarmos a marca e a visibilidade no estrangeiro. Além disso, este ano poderão esperar o segundo modelo Humbs Two com um design unisexo moderno focado no conforto e leveza, assim como alpergatas para o verão e pantufas para o inverno.

Que conselho dariam a um jovem que está a começar na indústria?
Acima de tudo o nosso maior conselho é construir uma boa equipa. Um negócio é feito de vitórias e desafios e nós, sendo duas pessoas, estamos sempre a incentivar-nos um ao outro para fazermos mais e ultrapassarmos os obstáculos. Há vários conselhos que podemos dar com base na nossa experiência e estamos 100% disponíveis para partilhar mais, bastando apenas que entrem em contato connosco através do Instagram enviando mensagem privada para @humbsoriginals.


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