APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Euro toca mínimo de 20 anos

Euro toca mínimo de 20 anos

6 Jul, 2022

Euro desce para o valor mais baixo em 20 anos


O euro desceu ontem para 1,0316 dólares, o valor mais baixo em 20 anos. A AFP considera que a moeda foi arrastada pelas tensões energéticas na Europa e pela força do dólar, que beneficia de uma política monetária mais agressiva da Reserva Federal dos EUA (Fed).

Segundo avança o Jornal Público, a maioria dos analistas acredita que será apenas uma questão de tempo até que o euro e o dólar tenham o mesmo valor. Há, mesmo, quem defenda que a moeda norte-americana poderá vir a valer mais do que o euro.

Com este cenário, os riscos de a Europa deslizar para uma recessão estão a aumentar, com a subida dos preços do gás natural, incluindo no Reino Unido, o que está a enfraquecer a moeda única.

“Vai continuar a ser muito difícil para o euro valorizar de forma significativa com o cenário energético a deteriorar-se e os riscos para o crescimento económico a aumentarem”, avançou Derek Halpenny, analista do MUFG, citado pela agência Reuters.

As divisões no Banco Central Europeu (BCE) também alimentam as preocupações sobre como irá a autoridade monetária reagir a este cenário, depois de o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, ter criticado os planos do banco central para proteger os países mais endividados de uma subida acentuada dos juros da dívida.

Partilhar:

Últimas Notícias