Calçado com saldo positivo na balança comercial de 1 302 milhões de euros em 2022
Numa análise mais fina à evolução das exportações, Portugal está a crescer em praticamente todos os mercados mais relevantes como Alemanha (crescimento de 11,7% para 433 milhões de euros), França (mais 15% para 384 milhões de euros) e Países Baixos (mais 25% para 306 milhões de euros)
Destaque para as vendas para países extra-comunitários que já ascendem a 20% do total exportado (392 milhões de euros em 2022). Uma década antes, em 2012, esses mesmo mercados significavam apenas 9% do total exportado. O Brexit contribuiu decididamente para esses números, mas não justifica por si só este salto expressivo. A título de exemplo, no espaço de uma década, as exportações para os “states” passaram de 19 para 114 milhões de euros (crescimento de 52% só em 2022).
O preço médio do calçado exportado situou-se nos 26,40€, o que representa um crescimento de 8,7% face a 2021.
De acordo com a APICCAPS “o ano de 2022 foi de afirmação do calçado português nos mercados internacionais, para onde se destina mais de 95% da produção do setor”. Ainda que “2022 se tenha revelado particularmente complexo em virtude dos efeitos da pandemia, da Guerra da Ucrânia e de outros fatores de incerteza, em especial a escassez de mão-de-obra qualificada ou o aumento acentuado da inflação”, o setor do calçados terminou o exercício com “um resultado muito positivo”. “O contributo extremamente positivo para a balança comercial portuguesa é apenas um dos exemplos da relevância do setor do calçado para a economia portuguesa”, considera a APICCAPS.