APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Elisa Ferreira: “É preciso clarificar estratégias e instrumentos para relançar a economia”

Elisa Ferreira: “É preciso clarificar estratégias e instrumentos para relançar a economia”

7 Jul, 2020

Comissária Europeia garante que é fundamental que os países tenham uma visão estratégica


“A forma como vamos responder a esta crise definirá a nossa economia para as próximas gerações, definirá se seremos capazes de desenvolver novas competências, acrescentar valor e ampliar a nossa capacidade de criar riqueza de forma sustentada, também ambientalmente”. O considerando é de Elisa Ferreira. A comissária europeia para a Coesão e Reformas falou ontem na conferência promovida pelo INESC “40 anos de Ciência e Conhecimento: capacitar as empresas para novos desafios”.
Para a Comissária é fundamental clarificar a estratégia e selecionar os instrumentos adequados para o relançamento das economias, no âmbito do plano de recuperação económica. No entanto, diz Elisa Ferreira, “mais importante do que os montantes disponíveis pela Comissão Europeia, é fundamental que as regiões e os países tenham uma visão clara da forma de utilização desta oportunidade única na história”.
“Este é um desafio que se coloca a Portugal, às empresas portuguesas, aos investigadores portugueses, às instituições e responsáveis públicos de desenvolver um plano de relançamento económico que faça melhor uso dos recursos nacionais e comunitários”.
Considerando esta “uma oportunidade única para alavancar a rápida recuperação económica”, a Comissário reconhece que Portugal e a Europa devem “preparar a recuperação com os olhos postos no futuro”.
“Temos pela frente um enorme desafio, mas também historicamente os meios para o enfrentar, é isso que espero que decorra das negociações que vão ter lugar até ao fim deste mês, e temos atores capazes de desenvolver e sustentar uma estratégia de desenvolvimento sustentado para o país”, referiu Elisa Ferreira.


The latest ones