APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Governo admite prolongar até março de 2021 garantias ao seguro de créditos à exportação

Governo admite prolongar até março de 2021 garantias ao seguro de créditos à exportação

22 Sep, 2020

Extensão do prazo será avaliada em dezembro


O Governo português deverá prolongar até março os apoios públicos a seguros de créditos para exportação no mercado comunitário, pois a “forma muito desequilibrada” como este continua a funcionar exige uma “cobertura adicional do risco”. O Secretário de Estado da Internacionalização afirma que a extensão do prazo será avaliada em dezembro, mas admitiu um prolongamento dos garantias.












“O Governo português mantém uma avaliação do modelo que implementou e aquilo que consideramos é que, olhando hoje, em setembro de 2020, nos parece difícil que o sistema não seja extensível”, afirmou Eurico Brilhante Dias em declarações aos jornalistas à margem da visita à MICAM.












O secretário de Estado da Internacionalização recordou que a Comissão Europeia deixou em aberto uma eventual extensão garantias públicas aos exportadores europeus para cobrir os riscos de crédito às vendas para mercados onde se verifiquem restrições devido ao surto da covid-19. “A comunicação da Comissão Europeia permite a extensão, fazendo-se uma avaliação em dezembro de 2020, e nós não perspetivamos neste momento, dadas as circunstâncias em que está o mercado, que seja possível retirar os apoios públicos aos seguros de crédito à exportação”.












De acordo com o governante, o apoio público poderá “ser estendido a partir de dezembro, por acordo dos Estados membros, na sequência da recomendação da Comissão”, e “a perspetiva é que não se altere de forma radical, considerando que o mercado continua a funcionar de uma forma muito desequilibrada e precisa de intervenção pública para ter mais cobertura de risco no processo exportador”.

























The latest ones