APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Conselho Europeu fecha acordo histórico

Conselho Europeu fecha acordo histórico

21 Jul, 2020

Conselho Europeu chega a acordo


O Conselho Europeu aprovou esta madrugada um acordo histórico para a retoma da economia comunitária, num pacote global de 1,82 biliões de euros. Esta foi uma das cimeiras europeias mais longas da história.

Foi, assim, aprovada a proposta global apresentada pelo presidente do Conselho Europeu, na qual se previa um orçamento para 2021-2027 de 1,074 biliões de euros e um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões, com pouco mais de metade em subvenções.

Para agradar aos países ‘frugais’, o montante total das subvenções baixou consideravelmente, face aos 500 mil milhões de euros inicialmente propostos. Do Fundo de Recuperação, 390 mil milhões de euros serão então atribuídos em subvenções (transferências a fundo perdido) e os restantes 360 mil milhões em forma de empréstimo, de acordo com a Lusa.

A presidente da Comissão Europeia afirmou que o acordo "é uma oportunidade única para modernizar a Europa". Ursula von der Leyen defendeu que este acordo demonstra que "a Europa ainda tem coragem e imaginação para pensar grande" e que "está determinada em fazer reformas e investimentos", pelo que foi dado "um passo histórico" de que todos se "podem orgulhar".
Por outro lado, Ursula observou que a criação deste fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros "liga solidariedade e responsabilidade" e "estabelece as bases para uma Europa moderna e sustentável".

Partilhar:

Últimas Notícias