APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Um terço das empresas já pediram renovação do layoff

Um terço das empresas já pediram renovação do layoff

12 Mai, 2020

Apesar de 30% das empresas não terem recebido ainda o apoio, 84% cumpriram integralmente os pagamentos


Um terço das empresas que recorreram ao “layoff simplificado” já pediram a renovação da medida. A conclusão é do inquérito desenvolvido pela CIP – Confederação Empresarial de Portugal, através das associações. O inquérito mostra, ainda que, apesar de 30% das empresas que recorreram a este instrumento não terem recebido o apoio, até à semana passada, 84% de todas as que solicitaram a medida cumpriram integralmente os pagamentos de salários dos seus trabalhadores.
 
O estudo aponta, também, que 8% das empresas que não recorreram a este instrumento criado no âmbito da resposta à pandemia de covid-19 considera, ainda, recorrer à medida.
 
“Estes dados confirmam que existe a necessidade de manutenção da medida de layoff simplificado, mas que é necessário que tenha flexibilidade para se ajustar às necessidades das empresas de diferentes setores”, afirmou o presidente da CIP, António Saraiva, na conferência de apresentação do estudo.
 
António Saraiva salientou ainda que, apesar de 30% das empresas que recorreram a este instrumento até 10 abril não terem, a 4 de maio, recebido o apoio, “mesmo assim, nas empresas que recorreram ao lay-off, cumpre registar que 84% delas cumpriram integralmente os pagamentos de salários dos seus trabalhadores”.
 
Das empresas inquiridas que recorreram ao “layoff simplificado”, 25% tiveram de colocar a totalidade dos seus trabalhadores nesse regime, enquanto 75% só tiveram de o fazer parcialmente.
 
Os resultados do inquérito, que é operacionalizado pelas associações sectoriais que integram a CIP, foi feito com base nas repostas dadas por uma amostra significativa de 1451 empresas, representativas do tecido económico português. Num cenário de amostra probabilística, terá um erro máximo de 2,6% e um intervalo de confiança de 95%.
 
Face aos dados registados no inquérito da semana anterior, o número de empresas em situação de encerramento total ou parcial aumentou ligeiramente, subindo 1,6 pontos percentuais, para 51,8%.
Este é o segundo inquérito do Projeto Sinais Vitais, uma iniciativa inédita desenvolvida em conjunto pela CIP e pelo Marketing FutureCast Lab do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, que tem como objetivo recolher informação credível e atualizada sobre o que pensam os empresários e gestores de topo das empresas portuguesas, no quadro da atual situação de exceção.
 

Partilhar:

Últimas Notícias