APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Projetos | Programa de Internacionalização do Cluster do Calçado - 2015 / 2 semestre / e 2016 / 1 semestre


Nº projecto: 000010

Nº Aviso: 01/SI/2014 – Projetos Conjuntos Internacionalização

 Investimento elegível: 14.294.802,94 €

Período de execução: Jun.2015 – Jun.2016

Enquadramento: Compreende um conjunto de ações que se inserem integralmente na tipologia descrita no n.º 3 do aviso n.º 01/SI, 2014: "ações de promoção e marketing internacional e ações que visem o conhecimento e acesso a novos mercados, incluindo a utilização de canais digitais e privilegiando os mercados e segmentos prioritários", nomeadamente:



  • Promoção da presença portuguesa em Feiras e exposições de cariz internacional

  • Promoção de acções de campanha de comunicação e imagem institucional Realização de Missões empresariais;

  • Promoção de acções de Comunicação empresarial para as empresas

  • Desenvolvimento de ações integradas de promoção internacional;

  • Realização de ações de disseminação de resultados e acompanhamento do projeto;

O projecto encontra-se actualmente terminado.

No total, apresentou uma taxa de execução de 85,57%.

Foram desenvolvidas 69 acções de promoções externa, envolvendo mais de 150 empresas.

No projeto identificam-se os seguintes elementos como pilares para a continuidade do trabalho desenvolvido no sentido da afirmação internacional do setor do calçado:

•Promoção conjunta para consolidação das posições alcançadas nos mercados internacionais e reforço de entrada em mercados emergentes, nomeadamente a garantir através da presença em feiras associadas a moda e a nichos de mercado estratégicos para o setor;
•Esforço para aumentar a presença e notoriedade no mercado colombiano, designadamente através da participação na Colombiamoda, com desfiles a realizar em Medellin e Bogotá e através de missões empresariais junto de empresários daquele país;
•Esforços promocionais fundamentais para a consolidação do reconhecimento internacional do calçado português, com recurso a vários suportes, designadamente para a publicação em editorias de moda, conferências de imprensa e maillings.
•Outras ações importante para garantir a continuidade do trabalho desenvolvido antes para o reforço da competitividade do setor – nomeadamente, a concretização de contactos e aprofundamento do conhecimento de mercados e observação de tendências; e o reforço de ações comunicacionais como a realização de anúncios publicitários em revistas de renome internacional no setor, a contratação de serviços de assessoria de comunicação nos mercados internacionais e a produção e edição de catálogos com as coleções das empresas.


Exemplos de acções desenvolvidas pela APICCAPS em parceria com a AICEP e o apoio do Programa Compete 2020, no âmbito deste projecto:


-Participação em certames profissionais (MICAM, Milão, Setembro, 2016)

www.portugueseshoes.pt/media/media_uploads/PS20165334398238.pdf



-Campanha de imagem Portuguese Shoes 2016

www.youtube.com/watch?v=LitNwWaqOkY


-Produção Vogue Acessory

www.youtube.com/watch?v=J0bHbSyvpns

Ficha de projecto aqui


Lista de Feiras Voltar