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Calçado: de Portugal para o Mundo

Calçado: de Portugal para o Mundo

21 Set, 2022

Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP


Portugal é internacionalmente reconhecido na indústria do calçado e o Made in Portugal tornou-se um símbolo de qualidade e design. Sendo um setor exportador por excelência, o setor do calçado tem desenvolvido uma estratégia de constante promoção internacional e apostado na construção
de uma imagem coletiva e de referência, reconhecida a nível mundial como símbolo de qualidade, design e inovação.

Portugal evoluiu de uma indústria tradicional para uma indústria moderna e digitalizada, melhorando a sua posição dentro da cadeia de valor da indústria do calçado. Muito orientado para a exportação (mais de 95% da sua produção), o calçado tem um papel importante na estrutura industrial portuguesa.

Em 2021, Portugal foi o 13º maior exportador mundial de calçado, num valor que ascendeu a mais de 1,72 milhões, exportando para mais de 170 mercados, sendo Alemanha, França e Países Baixos os seus principais clientes. O calçado português distingue-se pela sofisticação e pelo design criativo, a que se junta a qualidade dos materiais utilizados, dos produtos e dos processos produtivos. A incorporação do design no calçado, além de aliar técnica, tradição, criatividade e qualidade, constitui uma mais-valia para as empresas, enquanto instrumento de inovação dos produtos que desenvolvem, tornando-as assim mais competitivas no mercado global. Graças à inovação tecnológica e ao design, os sapatos portugueses têm o segundo preço mais elevado do mercado a nível mundial.

As centenas de empresas portuguesas do setor oferecem uma grande variedade de produtos desde o clássico ao calçado de desporto para homens, mulheres, crianças; calçado profissional, calçado amigo do ambiente e componentes para calçado. As empresas, cada vez mais sofisticadas, estão a esforçar-se por integrar novas e criativas competências e materiais na moda e, acima de tudo, com design, incorporando tecnologias avançadas de conceção, produção e controlo de qualidade.

Apresentam um serviço de excelência, pela disponibilidade e flexibilidade para se adaptar às solicitações do cliente, nomeadamente pela capacidade de produzir pequenas séries, assim como produtos de maior valor acrescentado.

Com um serviço de qualidade orientado para o cliente, o calçado é, sem dúvida, um setor de atividade onde as empresas portuguesas têm dado cartas ao apostar na inovação e desenvolvimento de novos produtos, sempre de enorme qualidade, adotando padrões exigentes de sustentabilidade e de responsabilidade social. A aposta na sustentabilidade é de facto uma preocupação em toda a indústria, não só em termos ambientais e sociais, mas também nas matérias-primas que utilizam, nos processos de fabrico, com destaque para a reciclagem de materiais, tratamento de resíduos e aproveitamento dos desperdícios (por exemplo, aparas no corte do couro), bem como o desenvolvimento de novos materiais, produtos e processos
inovadores mais amigos do ambiente, nomeadamente de curtimento de peles.

A estratégia de aumento do valor acrescentado do calçado tem permitido migrar cada vez mais da produção de private label para um conjunto de marcas portuguesas reconhecidas, nacional e internacionalmente, num segmento alto de mercado. De facto, as empresas portuguesas do calçado competem hoje com as melhores do mundo e o Made in Portugal é cada vez mais um ativo reconhecido internacionalmente e que acrescenta valor.

De indústria tradicional, o calçado só tem, talvez, a denominação, dado o seu alto grau de sofisticação, que alia o saber fazer adquirido durante décadas ao design e tecnologia. Tradição aliada à Inovação, um binómio que define bem o sucesso do setor, em especial a nível internacional sendo um
dos setores exportadores portugueses mais dinâmicos. Um sucesso de que a APICCAPS tem sido parte integrante e a qual aproveito para felicitar na trigésima edição do seu jornal.

Acredito que quanto mais estreita for a cooperação entre a AICEP e as Associações Industriais e Empresariais, como a APICCAPS, melhor será a promoção e dinamização dos setores económicos. Juntos por um objetivo comum: em prol da internacionalização e crescimento da economia, em prol de Portugal.



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