Diogo Ribeiro criou a dportus
“Revolucionar a forma como as marcas e as empresas internacionais conseguem chegar até às fábricas portuguesas, dar oportunidade a todas as empresas de conseguirem melhorar a sua exposição e potenciar os negócios”. É este o ímpeto da dportus, a nova plataforma B2B com o selo made in Portugal, que promete revolucionar o mercado.
O projeto foi criado por Diogo Ribeiro, neto do fundador daquela que é considerada a universidade do calçado, a Campeão Português, Domingos Torcato Ribeiro. “Nasci, como costumo dizer, já dentro de uma caixa de sapatos. Fiz toda a minha formação no sentido de seguir as pisadas do negócio da família e sempre com muita curiosidade e paixão pelo calçado”. Apesar de Diogo não ter continuado o negócio da família, “sempre quis elevar a indústria do calçado a outro nível e
deixar a minha marca como a minha família fez há 70 anos, acabei por criar o meu próprio negócio: a dportus”.
“A dportus nasce da experiência que fui adquirindo, quer na indústria (Ecco e Camport) quer na gestão de negócios de calçado de marcas (Sonae). Juntando as necessidades, falhas e oportunidades que vi de ambos os lados, reparei que a dportus tinha realmente de ser criada”.
Assim, “a dportus está a dar a oportunidade a todas as empresas produtoras de calçado de mostrarem as suas coleções, know how e serviços. É uma plataforma B2B que pretende levar a indústria a outro nível e mostrar o que melhor faz”.
“Percebi que do lado da indústria de calçado existia uma lacuna: a digitalização do negócio. Com a minha experiência, sei que os investimentos da indústria estão mais focados na otimização de processos – o que torna as empresas mais competitivas mundialmente – e menos no lado comercial”. Por outro lado, “do lado comercial de quem compra ou gere marcas e procura fábricas em Portugal, sem este desenvolvimento nem sempre consegue chegar até às empresas”, explica Diogo.
A plataforma está numa fase de expansão. Conta, atualmente, com mais de 50 parceiros, mas o objetivo “é aumentar mais e mostrarmos o que existe em Portugal”.
“Quero deixar uma marca na indústria de calçado com algo que não existe na indústria. Acredito que este tipo de ferramenta poderá ser o futuro da indústria”, explica o fundador da dportus. “Acima de tudo, quero ajudar todos os produtores de calçado em Portugal a mostrar que somos realmente bons e ajudar a aumentar o negócio numa indústria que me diz tanto”.