APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Neto do fundador da Campeão Português lança projeto inovador

Neto do fundador da Campeão Português lança projeto inovador

28 Mar, 2025

Diogo Ribeiro criou a dportus


“Revolucionar a forma como as marcas e as empresas internacionais conseguem chegar até às fábricas portuguesas, dar oportunidade a todas as empresas de conseguirem melhorar a sua exposição e potenciar os negócios”. É este o ímpeto da dportus, a nova plataforma B2B com o selo made in Portugal, que promete revolucionar o mercado.

O projeto foi criado por Diogo Ribeiro, neto do fundador daquela que é considerada a universidade do calçado, a Campeão Português, Domingos Torcato Ribeiro. “Nasci, como costumo dizer, já dentro de uma caixa de sapatos. Fiz toda a minha formação no sentido de seguir as pisadas do negócio da família e sempre com muita curiosidade e paixão pelo calçado”. Apesar de Diogo não ter continuado o negócio da família, “sempre quis elevar a indústria do calçado a outro nível e
deixar a minha marca como a minha família fez há 70 anos, acabei por criar o meu próprio negócio: a dportus”.

“A dportus nasce da experiência que fui adquirindo, quer na indústria (Ecco e Camport) quer na gestão de negócios de calçado de marcas (Sonae). Juntando as necessidades, falhas e oportunidades que vi de ambos os lados, reparei que a dportus tinha realmente de ser criada”.

Assim, “a dportus está a dar a oportunidade a todas as empresas produtoras de calçado de mostrarem as suas coleções, know how e serviços. É uma plataforma B2B que pretende levar a indústria a outro nível e mostrar o que melhor faz”.

“Percebi que do lado da indústria de calçado existia uma lacuna: a digitalização do negócio. Com a minha experiência, sei que os investimentos da indústria estão mais focados na otimização de processos – o que torna as empresas mais competitivas mundialmente – e menos no lado comercial”. Por outro lado, “do lado comercial de quem compra ou gere marcas e procura fábricas em Portugal, sem este desenvolvimento nem sempre consegue chegar até às empresas”, explica Diogo.

A plataforma está numa fase de expansão. Conta, atualmente, com mais de 50 parceiros, mas o objetivo “é aumentar mais e mostrarmos o que existe em Portugal”.
“Quero deixar uma marca na indústria de calçado com algo que não existe na indústria. Acredito que este tipo de ferramenta poderá ser o futuro da indústria”, explica o fundador da dportus. “Acima de tudo, quero ajudar todos os produtores de calçado em Portugal a mostrar que somos realmente bons e ajudar a aumentar o negócio numa indústria que me diz tanto”.

Conheça o projeto https://dportus.com/

Partilhar:

Últimas Notícias