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Caina: são malas intemporais e são portuguesas, com certeza

Caina: são malas intemporais e são portuguesas, com certeza

18 Jun, 2025

Nova marca de malas made in Portugal


Há uma nova marca de malas pronta a revolucionar o mercado: a Caina apresentou a sua primeira coleção ao mundo, no passado dia 30 de maio, na Quinta dos Lagos, em Leiria.

A nova marca de malas portuguesa, que pretende dar enfase ao empoderamento da mulher, alia o prático à elegância e à intemporalidade.  O lançamento, que contou com a participação de familiares, amigos e parceiros do projeto, culminou com o desfile onde foram apresentados os três primeiros modelos da Caina. 
Alexandre e Catarina Melo não esconderam o entusiasmo e o “nervoso miudinho” momentos antes que antecederam ao desfile de apresentação das malas. Ambos destacaram a importância de ter encontrado os parceiros certos para a produção desta coleção, realçando o contributo da Belcinto, empresa escolhida para confecionar os três modelos que integram a primeira coleção da Caina, e também dos fornecedores dos materiais. As malas são produzidas em pele de alta qualidade e estão disponíveis em várias cores. São ainda bastante práticas, elegantes e originais. 

A Amara inspirada na “palavra amor e na ideia de eternidade”, simboliza a intemporalidade. Tem um design fluído e adapta-se a todas as ocasiões. Está disponível em três cores, preto, camel e branco sujo. 

O modelo Serena por sua vez “inspira-se na confiança” e é a definição de “sofisticação discreta”. Valoriza o equilíbrio entre funcionalidade e autenticidade. Este modelo está disponível em duas cores, verde e bege selva. 

Por último, a Élan é ideal para quem “valoriza o estilo com atitude”. Com linhas suaves e um formato orgânico, o modelo é uma peça versátil e prática. A Élan também está disponível em três cores, preto, azul bebé e creme. 

Alexandre destaca ainda o estudo de negócio realizado para “posicionar a marca no mercado médio e alto”, mantendo o foco inicial no mercado europeu.  Ainda no final deste ano, tencionam abrir a primeira loja física, em Lisboa, “de forma a dar credibilidade à marca”, apesar de reconhecer que “o maior alcance em termos de vendas virá da loja online”. De facto, Alexandre destaca também os desafios que têm surgido ao longo do percurso, não descartando também o atual contexto macroeconómico que se atravessa e que acarreta várias incertezas.

Do sonho à realidade
Foi ainda em criança que o sonho da costura começou para Catarina Melo, de 29 anos e natural de Leiria. Depois de estudar direito e de estar na Magistratura, nunca pensou que um dia o sonho se tornaria realidade e que iria, de facto, lançar a sua própria marca de malas, juntamente com o marido Alexandre Melo, de 34 anos. A vontade do casal de “fazer algo diferente e de empreender” culminou com o nascimento da Caina, uma marca de malas portuguesas, que tem como inspiração “o feminino, o ser mulher e o ser prático”, afirma Catarina. 

O próprio nome Caina carrega consigo esse “sonho de menina”, já que vem de “Caína”, alcunha de infância de Catarina. Os primeiros modelos, que depois seriam apresentados à empresa que os iria produzir, neste caso a Belcinto, foram todos desenhados e produzidos à mão. De facto, para Alexandre “o amor e o artesanato” são valores indissociáveis da mensagem da Caina.  

O Grupo GQL, que realizou o casamento de Catarina e Alexandre, foi o parceiro escolhido para a concretização do evento, e nesse sentido a Quinta dos Lagos, em Leiria, foi o local eleito para o início de mais uma etapa das suas vidas. Para este casal nada é feito ao acaso. São pessoas de crença e acreditam num sonho. Já a Amara, a Serena e a Élan são só malas, mas são autênticas e são portuguesas. 




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