Calçado português em destaque na Paris Fashion Week
O calçado português voltou a destacar-se numa das passerelles mais importantes do mundo da moda. O designer Willly Chavarria associou-se à APICCAPS e à marca de luxo Mariano Shoes para o seu mais recente desfile na Paris Fashion Week, naquele que foi um dos desfiles mais badalados desta temporada.
O evento marcou a segunda apresentação de Willy Chavarria na capital francesa, desta vez com a coleção intitulada ‘Huron’. Em declarações, o criador sublinhou a importância desta parceria: “É um orgulho colaborar com a APICCAPS e com a Mariano Shoes, uma marca portuguesa de quarta geração, para o nosso desfile em Paris. Esta colaboração reflete o compromisso conjunto de valorizar o saber-fazer artesanal, enquanto se exploram novas fronteiras do design contemporâneo”, afirmou Willy, que foi eleito designer do ano nos EUA.
Esta não é a primeira vez que o calçado ‘Made in Portugal’ ganha destaque em palcos internacionais. Desde o início do ano, os sapatos portugueses têm marcado presença nas semanas da moda de Paris e Nova Iorque, no âmbito do projeto Bioshoes4All, que pretende aproximar a indústria portuguesa de calçado de alguns dos mais conceituados designers a nível mundial.
De acordo com Paulo Gonçalves, “a indústria portuguesa de calçado exporta mais de 90% da sua produção e vê os Estados Unidos como um mercado estratégico. Para reforçar a sua presença, tem vindo a aprofundar parcerias com conceituados designers americanos. Portugal oferece um saber-fazer incomparável e uma vasta experiência na produção de calçado de alta qualidade, enquanto Willy Chavarria traz talento genuíno e uma visão contemporânea e inovadora. Juntos, formamos uma parceria sólida e muito promissora”, explica o Diretor de Comunicação da APICCAPS.
Em setembro próximo, na semana de moda de Nova Iorque, o calçado português estará associado a vários dos mais promissores designers norte-americanos.
A iniciativa tem como objetivo promover o potencial da indústria nacional, reforçando a notoriedade dos produtos em couro com o selo ‘Made in Portugal’ e sublinhando a qualidade, a inovação e a sustentabilidade que distinguem o setor.