APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

China prevê investir 17,7 mil milhões de euros para atingir a neutralidade carbónica

China prevê investir 17,7 mil milhões de euros para atingir a neutralidade carbónica

6 Set, 2021

China é responsável pela maior quantidade de emissões de dióxido de carbono


A China deverá investir 136 mil milhões de yuans (17,7 mil milhões de euros) para alcançar a neutralidade carbónica em 2060. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional, Zhang Shaogang, durante a Feira Internacional do Comércio e Serviços da China, segundo avança a Lusa.

Segundo Zhang, 90% das emissões nacionais de carbono são provenientes de setores-chave como a indústria, energia, construção e transportes, motivo pelo qual a China necessitará de fazer “a maior diminuição de emissões da história mundial”.

No entanto, o responsável destacou que se trata de um objetivo difícil, uma vez que "60% das tecnologias que apoiam a neutralidade carbónica ainda se encontram numa fase conceptual, o que requer um grande investimento e apoio à investigação”.

Zhang Shaogang está mais otimista com as metas ambientais fixadas por Pequim, a de atingir o seu pico nas emissões de carbono antes de 2030. Essas metas foram anunciadas em setembro de 2020 pelo Presidente chinês Xi Jinping e foram recebidas com relativo entusiasmo pela comunidade internacional, já que a China é o país responsável pela maior quantidade de emissões de dióxido de carbono no mundo (27% do total global em 2017, de acordo com o Global Carbon Atlas).

As organizações ambientais como a Greenpeace pediram ao Governo chinês uma maior fiscalização dos projetos de energia a carvão - cerca de 60% da eletricidade nacional vem dessa fonte - aprovados por algumas autoridades provinciais do país.

Partilhar:

Últimas Notícias