APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Inquérito: Uso de estratégias de colaboração entre concorrentes do setor do calçado em Portugal

Inquérito: Uso de estratégias de colaboração entre concorrentes do setor do calçado em Portugal

28 Jul, 2023

Inquérito às empresas


A Universidade Católica Portuguesa está a desenvolver o estudo Uso de estratégias de colaboração entre concorrentes do setor do calçado em Portugal.

Nesse âmbito, muito agradecemos que os senhores associados possanm responder a este inquérito:

Disponível aqui

O preenchimento não tomará mais do que 8 minutos, aproximadamente. O survey deve ser preenchido pela pessoa que na empresa conheça a sua forma de atuação internacional e esteja familiarizado com a sua gestão estratégica.


Objetivo da Investigação

O objetivo deste estudo é compreender, de forma comparativa, como se comportam empresas que interagem umas com as outras, cooperando nalgumas áreas específicas e competindo noutras – este processo é chamado de coopetição na literatura de negócio internacional. Para melhor conhecer esta realidade, propomo-nos conhecer empresas que pertencem á mesma indústria e manifestam estratégias de “coopetição” nos seus países de origem, em concreto no processo de internacionalização e por recurso a influências de instituições formais.  

Esta pesquisa basear-se-á em um estudo de caso comparativo, onde os setores do calçado e afins brasileiro e português serão analisados, procurando-se compreender de que forma é que as instituições formais influenciam o desempenho internacional das empresas, e considerando uma forma específica de atuação que envolve cooperar e competir em simultâneo.

No que diz respeito ao setor do calçado e afins em Portugal, os resultados desta pesquisa poderão gerar inteligência estratégica para a tomada de decisão das empresas e enfatizar a criação de políticas públicas para promover a internacionalização das empresas por meio da “coopetição”. Finalmente, os participantes deste estudo poderão ter acesso aos resultados desta pesquisa, analisando de forma comparativa os dados agregados das empresas de ambos os países.

Partilhar:

Últimas Notícias