APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Portugal será importante beneficiário do Fundo de Recuperação

Portugal será importante beneficiário do Fundo de Recuperação

28 Set, 2020

Presidente da Comissão Europeia de visita a Portugal


“Os cidadãos portugueses lutaram de forma muito corajosa e disciplinada contra o vírus e até têm sido mais bem-sucedidos do que outros”. Podem, por isso, contar com o apoio da “UE, que ajudará igualmente a ‘impulsionar’ a retoma da economia portuguesa”. As palavras são da presidente da comissão europeia em entrevista à Lusa. Úrsula von der Leyen garante que “a União Europeia assegurará que o povo português, os cidadãos europeus e as pessoas em todo o mundo tenham acesso a uma futura vacina. E a União Europeia estará também ao lado dos portugueses na recuperação da crise económica”.

A presidente da Comissão Europeia garante que “a União Europeia está solidária com Portugal” face à crise provocada pela pandemia, como o demonstra o facto de o país ser um dos importantes beneficiários do Fundo de Recuperação.

Von der Leyen acredita que «NextGenerationEU» - o fundo de recuperação proposto pelo seu executivo e acordado pelos líderes europeus numa longa cimeira em julho passado – dará à Europa “a oportunidade não só de reparar os danos e recuperar da situação atual, mas de moldar um melhor modo de vida. Portugal será um importante beneficiário”.

Segundo o compromisso fechado em  julho passado, Portugal receberá 15,3 mil milhões de euros em subvenções (a fundo perdido), incluindo 13,2 mil milhões de euros, até 2023, através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o principal instrumento do Fundo de Recuperação.

Para a presidente da Comissão, o apoio que Portugal receberá “vai proporcionar os meios para impulsionar a recuperação da economia portuguesa, assente na dupla transição ecológica e digital, e assegurando ao mesmo tempo que ninguém é deixado para trás”.

Úrsula Von der Leyen começa hoje a sua primeira visita oficial a Portugal enquanto presidente do executivo comunitário.

Impacto da crise em Portugal

Questionada sobre o impacto que a crise da COVID-19 teve em Portugal, Ursula von der Leyen acredita que “todos os Estados-Membros, tanto os grandes como os pequenos, os que são economicamente mais fortes e menos fortes, sentiram a sua vulnerabilidade durante esta crise”.

“A atual crise afetou todos os Estados-Membros, embora de forma diferenciada, e temos de trabalhar afincadamente para tornar as nossas economias mais resistentes aos choques externos”, disse em declarações à Lusa.

Segundo a presidente, “o instrumento «NextGenerationEU» foi concebido para ter em conta estas diferenças” e “muitas das medidas adotadas pela Comissão dirigem-se especificamente ao setor do turismo, que é tão importante para países como Portugal”.

“No início deste mês, a Comissão adotou uma proposta para assegurar que as medidas tomadas individualmente pelos Estados-Membros e que restringem a livre circulação devido à pandemia de coronavírus são coordenadas e comunicadas claramente a nível da UE. Esperamos que esta proposta possa ser adotada em breve pelos governos da União”, recordou.


Partilhar:

Últimas Notícias