APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

1600 trabalhadores regressam à escola

1600 trabalhadores regressam à escola

22 Jul, 2021

CTCP coordena projeto de capacitação dos colaboradores do cluster do calçado e moda


40 empresas, 1600 trabalhadores e 123 mil horas de formação. São estes os números do novo projeto conjunto do Centro Tecnológico de Calçado, que acaba de ser aprovado.

Este novo projeto tem como objetivo capacitar os ativos do cluster do calçado e moda. Durante um ano, 40 empresas do cluster (calçado, componentes e marroquinaria) vão beneficiar de  um plano de formação profissional  que visa reforçar as competências já existentes e introduzir novas, na prossecução da inovação e transição para o digital e o sustentável.

Está previsto um extenso plano de formação profissional, composto por planos específicos e adaptados a cada empresa, em áreas consideradas prioritárias para o cluster. Produção ágil e flexível, fabrico de produtos sustentáveis e ou de elevado valor acrescentado, internacionalização e venda online e a digitalização de processos são as principais áreas de intervenção.

Rita Souto, responsável da formação do CTCP e coordenadora deste projeto refere que “esta é uma excelente iniciativa para as empresas, que poderão beneficiar destes incentivos, para capacitar os seus recursos humanos em áreas consideradas estratégicas para o cluster”.

Segundo o sistema de custos simplificados, as empresas poderão ver financiadas as ações de formação na sua totalidade, bem como os salários dos participantes/trabalhadores a 60%-70% (consoante se trate de média ou micro/pequena empresa) com base num valor médio de 7,5€/hora.

Além deste projeto conjunto que envolve 40 empresas, o CTCP está também a apoiar outras empresas a realizarem projetos individuais.

Partilhar:

Últimas Notícias