APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

250 milhões para empresas que adaptaram a atividade

250 milhões para empresas que adaptaram a atividade

8 Jul, 2020

Governo estima que apoios cheguem aos 250 milhões de euros


O Governo estima que os apoios a empresas que adaptam a sua atividade às circunstâncias causadas pela pandemia possam atingir cerca de 250 milhões de euros. De acordo com o secretário de Estado adjunto e da Economia, João Neves, “os apoios concedidos desse ponto de vista são também já números muito expressivos: aquilo que nós estimamos é que possam atingir qualquer coisa como 250 milhões de euros de incentivos às empresas que procuram adaptar a sua atividade àquilo que é a circunstância do momento que vivemos”.

Já os apoios específicos para a readaptação das atividades produtivas do lado das empresas, representaram propostas de investimento por parte de empresas de diferentes setores industriais no montante de 720 milhões de euros, de acordo com a Lusa.

“As decisões tomadas rondam cerca de 140 milhões de euros de incentivos e, neste período, já fizemos pagamento de cerca de 40% desse montante”, anunciou João Neves.

O secretário de Estado da Economia lembrou ainda que “globalmente, os investimentos propostos pelas empresas de natureza industrial neste período, no âmbito dos diferentes anúncios e avisos de abertura de concursos que foram efetuados, atingem mais de dois mil milhões de euros”. De acordo com o governante, estes dados expressam a “convicção das empresas de que, na resposta que têm que fazer para o futuro, o investimento é essencial para que essa dimensão de adaptação às circunstâncias possa ser alcançada”.

Recuperação das encomendas


Em audição regimental da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, João Neves sublinhou a recuperação das encomendas que tem vindo a verificar-se em setores como o têxtil, vestuário em calçado, onde as taxas de ocupação rondam os 75%. Estes números “estão bastante abaixo daquilo que eram no período homólogo, mas bastante mais significativo do que nos períodos de maior impacto da crise de natureza pandémica”, esclareceu.


O governante adiantou, ainda, que os pagamentos no âmbito do Portugal 2020 dirigidos especificamente a empresas foram, neste período, no montante de 520 milhões de euros. Estes números, refletem uma “taxa de pagamento bastante superior àquilo que era tradicional em anos anteriores”.





Partilhar:

Últimas Notícias