APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

A indústria do calçado portuguesa é hoje tida como uma das mais avançadas à escala global

A indústria do calçado portuguesa é hoje tida como uma das mais avançadas à escala global

14 Set, 2022

João Neves, Secretário de Estado da Economia


“Com uma vocação altamente exportadora e estratégica para a economia nacional, a indústria do calçado portuguesa é hoje tida como uma das mais avançadas à escala global, diferenciando-se pela qualidade e sofisticação dos seus produtos, fruto de décadas de aposta contínua na incrementação de valor e em métodos de gestão eficiente. Uma indústria que emprega 40 mil trabalhadores em Portugal, distribuídos por mais de 1500 empresas, e exporta cerca de 95% da sua produção, tendo contribuído desta forma para o aumento do emprego e para a melhoria da balança comercial ao longo dos anos.
 
A indústria do calçado teve também um papel determinante na manutenção da atividade económica e preservação do emprego na recente crise pandémica, assim como para a recuperação em curso, aumentando o seu volume de exportações num ritmo superior ao dobro da média mundial, e consolidando a sua posição ao nível internacional. Ao todo, foram mais de 69 milhões de pares de calçado exportados em 2021, num total de 1,7 mil milhões de euros.
 
A resiliência e a excelência das empresas deste setor, associadas a uma estratégia de eficiência coletiva direcionada para a internacionalização, inovação e para o desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis, serão essenciais para reforçar a competitividade da economia nacional e para fazer face aos desafios do futuro.”

Partilhar:

Últimas Notícias