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A primeira loja física da Google veste cortiça nacional

A primeira loja física da Google veste cortiça nacional

22 Jul, 2022

A primeira loja física da Google a nível mundial é totalmente ‘vestida’ com cortiça made in Portugal.


A 7ª edição dos prémios NYCxDESIGN Awards, que homenageiam o talento dos designers, arquitetos, artesãos, fazedores e fabricantes da cidade de Nova Iorque, galardoou a primeira loja física da Google em todo o mundo que tem uma particularidade…o mobiliário é feito integralmente em cortiça portuguesa.

O espaço venceu a categoria de Impacto Ambiental e as peças em cortiça, integradas no projeto desenvolvido pelo gabinete de arquitetura nova-iorquino Reddymade. A escolha da Corticeira Amorim para equipar o novo espaço da gigante tecnológica em Nova Iorque esteve na base da beleza, carácter e sustentabilidade, cruzadas com natureza, inovação, história, indústria e cultura.

Um dos propósitos da Google era alcançar o status LEED Platinum – a mais alta classificação possível dentro do sistema de classificação de edifícios verdes “Liderança em Energia e Design Sustentável”. Por isso, a preferência natural pela cortiça, “um dos materiais mais sustentáveis à face da terra, com características singulares em termos de retenção de CO2 e detentor de um inesgotável potencial de práticas circulares”, explicam as empresas em comunicado.
Os sofás, poltronas, estantes, cadeiras, balcões, bancos de bar e mesas de centro foram criadas exclusivamente para a loja da Google em Nova Iorque em cortiça. As peças foram desenhadas, concebidas e produzidas pelo também designer americano Daniel Michalik.

A coleção tem ainda objetos para um espaço infantil como camas, escrivaninhas e mesinhas de cabeceira e são todas soluções funcionais em grande escala que combinam a cortiça nacional com o carvalho branco americano.

Corticeira Amorim lança equipamento produzido com excedentes de produção da Nike
A Corticeira Amorim lançou um novo subpavimento produzido com excedentes da produção da Nike nos EUA. O subpavimento Go4cork Blend com Nike Grind pretende ter um impacto positivo no ambiente, através da criação de uma solução sustentável, tendo por base os princípios da economia circular.

O novo produto combina cortiça e excedentes de produção da indústria do calçado da Nike, e pretende dar um elevado desempenho ao subpavimento, devido às características únicas que a cortiça confere a esta aplicação.

Para António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim, o produto reflete “uma aposta contínua da Corticeira Amorim na área da economia circular, assumindo a sustentabilidade como um compromisso e como um dos pilares estratégicos da atividade da empresa”.

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