AICEP lança Portugal Exporta
Um "trabalho inovador de assessoria personalizada", foi assim que o Ministro nos Negócios Estrangeiros descreveu esta nova plataforma dirigida a empresas que exportem ou tenham intenção de o fazer. Para Augusto Santos Silva, na cerimónia de lançamento do portal,
A informação será acessível através de vários canais – PC, internet, smartphone – apresentando-se como uma casa digital em construção contínua, onde são cruzadas diversas fontes para fornecer a resposta que cada exportador formula no portal das exportações.
O primeiro setor a ser abordado nesta plataforma foi o calçado. Este novo site vai permitir, segundo a AICEP, duas coisas fundamentais: a primeira é garantir um serviço às empresas mais segmentado e personalizado, a segunda é trazer uma plataforma que possa ajudar empresas que estão a dar os primeiros passos na exportação a conhecer outros casos de sucesso. Para Luís Castro Henriques “esta é uma plataforma que nos vai permitir servir ainda mais empresas. Além disso, todas aquelas empresas que já tenham feito algumas experiências no passado ou que estejam a dar os primeiros passos na exportação, podem ter aqui um ponto de contacto para puderem preparar a sua abordagem aos mercados e darem um primeiro passo de forma confiante, em poder de toda a informação que o país pode dar para entrarem nos novos mercados."
Para o presidente da AICEP, este foi “o Dia D, de digital, dia de apresentação da primeira fase da transformação digital da AICEP. Isto não é meramente um site”.
Fortunato Frederico, Luís Onofre e Rafic Daud fizeram parte do grupo de empresas que testou e ajudou a desenvolver esta nova plataforma. Os empresários testemunharam os desafios da internacionalização e de que forma esta plataforma poderá ajudar as empresas no processo de exportação.
A plataforma Portugal Exporta encontra-se disponível em www.portugalexporta.pt
Ao longo dos próximos 12 meses a AICEP espera alargar os produtos e serviços da plataforma a todos os setores da economia portuguesa.