Marca portuguesa criou um modelo icónico de pantufas
Um chinelos de quarto que apaixonaram figuras públicas internacionais e chegaram à Forbes. É verdade e a marca é portuguesa. Chama-se Alameda Turquesa e não é a primeira vez que está nas bocas do mundo, mas desta vez foi a Forbes a destacar a peça icónica da marca portuguesa. Chamam-se Pinctada Pearls Shearling Mules e são um modelo de pantufas confortáveis com apontamentos de pérolas. A revista norte-americana defende que estes são os sapatos indispensáveis para a pandemia, “exatamente o que os nossos pés precisam quando as nossas vidas inteiras acontecem em casa”.
O modelo foi lançado em outubro de 2020. “As pessoas automaticamente ficaram embevecidas e percebi que ia correr muito bem”, explicou Carolina Santos à revista NiT. “Ser destacada numa das publicações mais prestigiadas do mundo é sempre um momento muito feliz.”
Mas esta não é a primeira vez que a marca de Carolina esta nas bocas do mundo. este modelo já foi adquirido por Beyoncé, Kate Hudson, Katy Perry e Olivia Palermo. Em 2017 lançaram uma coleção cápsula com Chiara Ferragni e em 2015 Anna Dello Russo destacou a marca na Vogue Japão.
Mas as menções não ficam por aqui. Também Sofia Vergara promoveu a marca nas suas redes sociais, e Dua Lipa, Bella Hadid e Juliana Paes são algumas da slcinetes da Almada Turquesa.
A marca
A marca nasceu em 2012 como “uma brincadeira”, através do Facebook. Tudo foi alavancado pelo blogue que Carolina Santos assinava na altura: Thefrenchfries.
“A minha mãe sempre me deu, a mim e à minha irmã, imensas peças feitas à mão por ela. Muito antes de sequer ter Instagram publiquei no meu Facebook uma foto com uma dessas peças e recebi muitas mensagens a perguntar de onde era. Apesar de não estarem à venda percebi que podíamos criar uma página onde as conseguíssemos mostrar”, diz a responsável à NiT.
Todas as peças são feitas à mão em Portugal. “A Alameda Turquesa sempre se assumiu como uma marca 100 por cento portuguesa, desde o seu início”, conta Carolina. Além da loja online, o único ponto de venda físico é o luxuoso centro comercial Saks Fifth Avenue, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e as fundadoras fazem questão que todos os produtos tenham uma etiqueta com a frase “Feito à mão em Portugal”.