Grupo detentor das Havaianas investe em marca de calçado sustentável
A Alpargatas, atualmente a proprietária brasileira da Havaianas, anunciou um investimento marca de calçado reciclado Rothy's, Inc., uma empresa com sede em São Francisco. Esta transação será dividida em duas etapas e irá valorizar a marca californiana para um valor na ordem dos mil milhões de dólares (0,88 mil milhão de euros).
A primeira parte desta transação consistirá num investimento total de 200 milhões de dólares (176,72 milhões de euros). A segunda etapa envolve uma oferta para adquirir aproximadamente 275 milhões de dólares (242,99 milhões de euros) em ações da Rothy.Quando as duas etapas estiverem concluídas, a Alpargatas será detentora de 49,9% da Rothy's.
“Na Alpargatas, temos o prazer de ter encontrado um líder estabelecido no setor com um legado rico, escala e recursos incríveis, operações integradas verticalmente e abordagem que prioriza as pessoas e que está claramente alinhada aos nossos valores”, avançou Roth Martin em comunicado. O co-fundador da Rothy’s acredita que “poucas marcas de calçado entendem os desafios e oportunidades únicas de ser proprietário de uma fábrica – e a Alpargatas escreveu o manual.”
A Rothy’s foi fundada em 2012 por Stephen Hawthornthwaite e Roth Martin e apresentava sapatos femininos, elegantes e confortáveis, usando na produção materiais reciclados e técnicas de tricot que minimizavam o desperdício. Desde o lançamento, a marca transformou mais de 100 milhões de garrafas de água descartáveis de plástico em sapatos. Mais recentemente, a marca expandiu os produtos para calçado masculino e acessórios.
“Estamos empolgados por acrescentar a Rothy's ao nosso portfólio e admiramos o empreendedorismo e a paixão dos fundadores e da equipa Rothy's”, avançou Roberto Funari. “Valorizamos o seu negócio digital-first e a sua base de clientes fiéis, e vemos esta parceria como uma oportunidade importante para avançar na nossa estratégia global com maior relevância no mercado norte-americano”, diz o CEO da Alpargatas.