Homenagem a Carlos Pereira de Castro
“Na APICCAPS valorizamos muito a memória. Permite-nos recordar o passado. E aprender. Só assim podemos projetar o futuro com segurança. Na indústria de calçado foram muitos aqueles que ajudaram a construir uma história de sucesso. Por isso, hoje, as nossas palavras transformam-se em Homenagem ao empresário Carlos Pereira de Castro, com um sentimento de forte gratidão e reconhecimento por tudo o que fez pela Indústria e por todos aqueles que inspirou”, começou por enfatizar Luís Onofre, na cerimónia de homenagem, que contou a presença dos netos Mauro e Ricardo Castro.
Convicto defensor do comércio livre, foi um firme adepto da adesão de Portugal à então CEE e de todos os passos seguintes no sentido quer de uma integração crescente – criação da União e introdução do Euro – quer de todas as fases de abertura dos mercados internacionais, dirigidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
As suas intervenções na Comissão de Exportações e no Conselho Consultivo da APICCAPS foram sempre de grande utilidade e por todos escutadas com a maior atenção.
Mas o progresso da Indústria em Felgueiras reclamava ações decisivas noutros domínios críticos da competitividade: Carlos Pereira de Castro reivindicou, desde cedo, a criação de uma Estrutura de Formação Profissional absolutamente vital para a consolidação da enorme expansão da atividade na região e regiões envolventes, de que a “Marina” era um dos melhores exemplos.
Consciente da importância do “fator” qualidade no reforço da capacidade competitiva do sector, saudou, com grande entusiasmo, a criação pela APICCAPS em 1980, do Laboratório de Controle da Qualidade, embrião do que viria a ser o atual Centro Tecnológico.
“A Marina foi e continua a ser uma das mais destacadas empresas do sector do calçado. Agora uma empresa já liderada por novas gerações nas quais a figura de Carlos Pereira de Castro se mantém como um referencial de inspiração profunda”, destaca Luís Onofre.
Assim, concluiu o Presidente da APICCAPS, “a direção da APICCAPS em nome de toda a indústria de calçado, regista este profundo agradecimento a Carlos Pereira de Castro”.