APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Armando Silva, uma vida dedicada à indústria de calçado

Armando Silva, uma vida dedicada à indústria de calçado

6 Set, 2021

Uma vida dedicada à indústria de calçado


“Admiro um homem que dê o nome dele aos sapatos que faz. Pode haver nomes mais comerciais do que Armando Silva, mas nenhum é mais honesto”. As palavras são de Miguel Esteves Cardoso, no espaço de opinião no jornal Público, corria o ano de 2013. O título não deixava margens para dúvidas ‘Viva Armando Silva’.

E é exatamente assim que recordaremos Armando Silva. Cento e um anos. É com esta idade que o senhor Armando Silva, como carinhosamente é chamado em S. João da Madeira, nos deixa. Cem anos de histórias, de pessoas, de desafios, de aventuras e um legado de inspiração e de dedicação.

Armando Silva dedicou toda a vida ao setor do calçado. Trabalhou até aos 94 anos e, depois disso, visitava quase todos os dias a fábrica. A empresa com nome próprio foi criada em 1946 em S. João da Madeira, terra que o viu nascer.  Começou com 12 colaboradores que se dedicavam a uma produção totalmente artesanal. Em 1968, a fábrica mudou de instalações para uma área superior, tendo adquirido máquinas e, nessa altura, o número de trabalhadores situava-se perto dos 30. Em 1975 transformou-se num sociedade por quotas,  adotando a denominação social "Armando Silva, Lda."

Com os anos, a Armando Silva tornou-se uma das empresas de referência em S. João da Madeira e os sapatos chegaram aos quatro cantos do mundo.

Armando Silva foi condecorado em 2014 pelo Presidente da República Cavaco Silva com o Grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, Classe do Mérito Industrial. Em maio de 2017, a autarquia de S. João da Madeira atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal durante as comemorações do dia da cidade.

“O senhor Armando Silva é uma das maiores referências da indústria de calçado em Portugal. Deixa-nos um legado inspirador de humildade, trabalho e dedicação. Ficamos mais pobres”, diz Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.

“Armando Silva era um grande empresário reconhecido pelos seus pares, pelos trabalhadores e pela comunidade em geral. E com a sua atividade contribuiu imenso para o prestígio e bom nome da cidade de S. João da Madeira, desenvolvendo um produto de grande qualidade e valor, elevando assim o nome do calçado sanjoanense”, afirmou Jorge Sequeira, presidente da autarquia local, em declarações ao jornal Regional.

Voltando a Miguel Esteves Cardoso “Mas os sapatos Armando Silva são os melhores, mais vaidosos e sinceros de todos.” Tal como ele.

Obrigado senhor Armando Silva.




Partilhar:

Últimas Notícias