APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Artesã portuguesa representa Portugal na Design Week de Milão

Artesã portuguesa representa Portugal na Design Week de Milão

12 Mai, 2023

Uma mochila costurada à mão foi a proposta de Stefanie Branco em Milão


Stéphanie Branco, fundadora e artesã da ASA Leather Work apresentou a sua última criação durante o certamente internacional - Milan Design Week - em abril de 2023. No âmbito de um projeto financiado pela União Europeia, a artista formada em arquitetura, optou por criar a“SwitchBag”,  uma peça peça costurada à mão, disruptiva, que é ao mesmo tempo, uma mochila, um escritório, uma casa móvel, um objeto decorativo, um organizador…

"Numa era de nomadismo e mobilidade, as nossas casas e escritórios não têm limites. Podem e precisam ser transportados para todo o lado rapidamente e de forma organizada e estética - O SwitchBag surge para colmatar essa necessidade presente nas vidas de muitos de nós." diz Stéphanie. Com geometrias e cores inspiradas da arquitetura e das pinturas de Mondrian, os compartimentos interiores que compõem a mochila permitem organizar os objetos por categorias e encontrá-los de forma rápida. E são também peças decorativas que podem ser pousados em cima de uma secretária. 

A artesã procura diariamente conectar, através das suas criações, o trabalho ancestral do couro e o mundo do Sec. XXI. O "SwitchBag" é costurado à mão com couro premium oriundo de stock inativo, empregando uma técnica que está em vias de desaparecer em Portugal, utilizada por exemplo pela Hermès. "É urgente mantermos vivo os "saber-fazer" e criarmos uma verdadeira valorização do artesanato contemporâneo e de autor em Portugal. "

Sobre a ASA Leather Work
Oriunda de uma família de artesãos, mulheres costureiras, homens sapateiros e pai com mãos de ouro, Stéphanie faz uma homenagem ao seu bisavô sapateiro Luís Esperança ao criar a ASA Leather Work. "ASA significa (em malaio) Esperança, sendo igualmente uma palavra com múltiplos sentidos e fácil de pronunciar" diz a fundadora.

Tudo começou em 2010, quando fabricou o seu primeiro par de sapatos inteiramente à mão em Paris, onde trabalhava como arquiteta. Em 2016, regressou a Portugal para trabalhar na Indústria do Calçado onde se tornou Production Manager de várias marcas nacionais e internacionais em Portugal. Mais tarde, de forma autodidata, começou a fazer uma carteira para um amigo e malas para ela, e as encomendas começaram a surgir. "Nasceu uma verdadeira paixão e a sensação terapêutica de trabalhar com as mãos foi fantástica."

A ASA cria objetos em couro feitos por medida, em edições exclusivas e limitadas, costurada manualmente com duas agulhas. A marca já fabrica para diversos clientes, com lista de espera em países como Portugal, França, Espanha, Noruega, Suíça e Itália.

No sentido de atrair jovens para esta profissão de Arte e auxiliar pequenas marcas a iniciarem os seus negócios, a ASA Leather Work leciona regularmente workshops, nos quais é possível conhecer as diversas técnicas utilizadas no atelier, e fabrica protótipos para marcas emergentes.

Contactos:
ASA Leather Work - Lisboa (atendimento por marcação)   
Site: www.asaleatherwork.com
Email: [email protected]
Instagram: @asaleatherwork

Partilhar:

Últimas Notícias