APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

As prioridades para a presidência portuguesa

As prioridades para a presidência portuguesa

2 Fev, 2021

Nelson de Souza apresentou as prioridades para a presidência portuguesa da UE


O Ministro do Planeamento apresentou as prioridades da presidência portuguesa da União Europeia à Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu. Nelson de Souza, responsável pela pasta dos Fundos Estruturais, afirmou que “a principal responsabilidade da nossa presidência é colocar os programas e fundos da União ao serviço da Recuperação e, na fase seguinte, mas imediata, dos objetivos de Coesão e Convergência”.

Lembrando o lema da presidência portuguesa da União Europeia («Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital»), Nelson de Souza sublinhou a urgência deste trabalho, explicando que “dizemos que é chegado o momento de agir, pois queremos concluir rapidamente os regulamentos do novo período de programação, para que os resultados das nossas estratégias e objetivos comuns possam estar no terreno”.

Os objetivos da Presidência Portuguesa passam por “reforçar a resiliência e confiança da Europa no Modelo Social Europeu, promovendo uma União assente nos valores comuns de solidariedade, convergência e coesão, capaz de uma ação coordenada e de recuperação da crise”.

Além disso, “queremos estimular uma estratégia para responder, ao mesmo tempo, a questões que vão da recuperação económica, à promoção da transição climática e digital e ao enfrentamento do desafio demográfico”.

Nelson de Souza relembrou o impulso decisivo durante a Presidência Alemã, com a aprovação do Quadro Financeiro Plurianual e do pacote Next Generation.

Partilhar:

Últimas Notícias