APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado acelera nos mercados externos

 Calçado acelera nos mercados externos

9 Jun, 2021

Exportações disparam em abril
 


O calçado português continua o seu caminho de recuperação e está já em terreno positivo.
 
Em abril, as exportações cresceram 121% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Trata-se do segundo mês consecutivo de crescimento do setor nos mercados externos. No acumulado do ano, Portugal exportou 22 milhões de pares, no valor de 497 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 4,3 por cento.
 
Portugal exporta, atualmente, mais de 95% da sua produção de calçado, para 163 países, nos cinco continentes. Nos primeiros quatro meses do ano, foi a Europa a principal locomotiva do setor, com um crescimento de 6,8% para 413 milhões de euros. Nota de destaque para os crescimentos na Alemanha (mais 40% para 123 milhões de euros) e na Holanda (mais 8,3% para 70 milhões de euros).
 
Ainda que seja prematuro apontar para uma recuperação efetiva do setor, tanto mais que dados do World Footwear apontam ainda para que a retoma do consumo a nível mundial se efetive apenas em 2023, todos os sinais sintetizam um regresso à normalidade no setor português de calçado nos mercados internacionais.
 
Estes dados permitem validar os mais recentes resultados do Boletim Trimestral de conjuntura da APICCAPS, o principal barómetro do setor, editado em parceria com a Universidade Católica do Porto onde se conclui que, não obstante “as perspetivas económicas para o futuro próximo serem marcadas por uma grande incerteza”, “a indústria está a recuperar o seu otimismo”. Com efeito, pela primeira vez nos últimos dois anos, “são mais as empresas que prevêem um aumento da produção, do que as que receiam a sua diminuição”. São, mesmo, “os dados mais favoráveis desde o início da pandemia”. Em algumas áreas, como ao nível da produção, são os melhores resultados desde o início de 2019.

Partilhar:

Últimas Notícias