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Calçado em couro sobe à passerelle da ModaLisboa

Calçado em couro sobe à passerelle da ModaLisboa

15 Dez, 2023

Calçado português em destaque


O calçado português esteve, uma vez mais, em destaque na última edição da ModaLisboa à La Carte. Durante quatro dias, a Associação ModaLisboa recebeu no Pátio da Galé a 61ª edição da Lisboa Fashion Week. “Foram anos de itinerância pelas várias Lisboas que cabem dentro da mesma cidade, de experiência e experimentação em espaços e públicos que transportamos, agora, para a base. O centro histórico, criativo e nevrálgico de Lisboa, que é também o lugar onde todos os dias pensamos o que é, e o que pode ser, a Moda nacional”, avança a organização em comunicado. 

Subordinada ao tema À LA CARTE, a edição da ModaLisboa apresentou os melhores produtos da estação que se apresentaram em formato de desfiles, exposições, apresentações e performances numa degustação em que a mise en place é da ModaLisboa, mas a criatividade é servida pelos Designers.
E, no ano em que celebra 25 edições da revista Portuguese Soul, a APICCAPS apresentou LEGACY: um momento de celebração de 25 edições feitas de histórias porque as histórias são feitas de pessoas. E só com elas é possível projetar o futuro.

Nas últimas 25 edições a Portuguese Soul deu a conhecer novos rostos e mostrou os que já existem de formas inesperadas. Tal como são. Albano Jerónimo, Bruno Nogueira, Carolina Amaral, Catarina Furtado, Daniela Melchior, Daniela Ruah, Filomena Cautela, Gisela João, Joana Ribeiro, Joana Schenker, Lúcia Moniz, Luís Borges, Marcelino Sambé, Margarida Corceiro, Miguel Nunes, Nuno Lopes ou Ruben Rua. São nomes que encerram em si mesmos, acima de tudo, alma. Foram escolhas óbvias para as capas da Portuguese Soul, ao lado de nomes que podem não ser tão automaticamente reconhecidos, mas cujo valor é igualmente brilhante. E, ao lado de todos eles, equipas de fotógrafos, stylists, maquilhadores, cabeleireiros, produtores, videógrafos, jornalistas — pessoas cujo talento espelha um ecossistema nacional de Moda e Cultura em efervescência.

E que melhor forma de celebrar do que com moda nacional e calçado nacional? Na passerelle foi o calçado em couro quem brilhou. Ambitious, Leather Goods by Belcinto, Luís Onofre, Josefinas, Tatuaggi, Valuni, Nobrand e Sanjo foram as marcas que apresentaram algumas propostas para a próxima estação quente. E o denominador comum foi… o calçado em couro, que promove, desde a sua génese, a economia circular.

O couro usado na indústria de calçado é, na sua esmagadora maioria, de origem bovina, ou seja, um reaproveitamento de uma matéria-prima nobre desperdiçada pela indústria alimentar. A durabilidade é outro elemento-chave na indústria: no caso do calçado em couro, o período de vida melhora consideravelmente, além de desenvolver uma nova aparência que agrega valor ao produto. O núcleo evolui com o seu ambiente. E o core business da indústria também.
 



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