APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado português em destaque nas semanas de moda internacionais

Calçado português em destaque nas semanas de moda internacionais

28 Fev, 2025

O calçado português subiu, nas últimas semanas, às principais passarelas da moda internacionais.


Paris e Nova Iorque. O calçado português subiu, nas últimas semanas, às principais passarelas da moda internacionais.
“No âmbito do projeto Bioshoes4all, várias marcas de calçado têm-se associado a designers internacionais de referência, desenvolvendo parcerias criativas que se esperam duradouras”, revelou Paulo Gonçalves.

“Em termos práticos, se a indústria portuguesa de calçado tem a experiência acumulada e mesmo a capacidade instalada para responder aos mercados internacionais, os jovens designers revelam uma visão fresca e renovada do mercado”, razão pela qual “este tipo de trabalho tende a beneficiar todos os intervenientes”.

A investida deste ano começou em Paris, com a apresentação da segunda coleção de Bianca Saunders com Valuni, que explora o conceito de paralelos — um tema recorrente no trabalho da designer. Nesta temporada, intitulada “Dichotomy”, Saunders examina a interação entre movimento e restrição, duas forças opostas que, quando combinadas, criam algo inteiramente novo. Dando continuidade à colaboração da temporada passada, Saunders voltou a trabalhar com a Valuni. A coleção inclui botas clássicas de cano alto, inspiradas no estilo de equitação, loafers franzidos, revisitados da primeira colaboração, e sapatos de biqueira quadrada em tons pastéis, com atacadores até à ponta.

Com “Dichotomy”, Bianca Saunders continua a desafiar limites, mesclando passado e presente, suavidade e estrutura, movimento e restrição. O resultado é uma coleção que não apenas celebra a dualidade, mas também a transforma numa narrativa dinâmica e coesa.

SEMANA DE MODA DE NOVA IORQUE
Depois de em setembro a histórica Mariano ter subido à passarela com Presley Oldham, um designer de joias de terceira geração, a marca voltou a subir à cidade que nunca dorme com o designer mexicano Patricio Campillo.

A coleção "Fictions of Reality" foi inspirada no realismo mágico e em memórias de infância. A coleção explora a dualidade entre o real e o surreal, tradição e modernidade, masculinidade e feminilidade.

Campillo colaborou com a marca portuguesa Mariano Shoes para criar sapatos artesanais que complementam as suas peças. Detalhes como botões em forma de flor de café homenageiam as suas raízes, enquanto a influência da artista Remedios Varo é evidente nas estruturas, texturas e volumes das roupas. A coleção reflete uma fusão entre a visão contemporânea de Campillo e o legado artesanal da Mariano Shoes.

De acordo com o porta-voz da APICCAPS “para um setor que exporta mais de 90% da sua produção, importa assegurar uma presença constante nos mercados externos”. Para Paulo Gonçalves, estas parcerias criativas são uma “ferramenta de eleição para apresentar a excelência do calçado português”.

CALÇADO PENHA ESTREIA-SE EM NOVA IORQUE
A marca Calçado Penha também subiu à passerelle da Semana de Moda de Nova Iorque, em parceria com Daniela Kallmeyer. A designer é reconhecida por reinventar itens básicos do dia-a-dia e transformá-los num guarda-roupa refinado para mulheres modernas e empoderadas. Em 2019, inaugurou a primeira loja física no número 83 da Orchard Street. Daniella procura, através de suas criações, empoderar os clientes, oferecendo peças que celebram a força e a feminilidade de forma equilibrada. A marca é conhecida por peças essenciais de guarda-roupa, produzidas localmente em Nova Iorque, refletindo um compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.

Fundada em 1967, em Guimarães, a Calçado Penha, especializou-se na produção de Calçado Goodyear Welted “de qualidade absolutamente superior”, recorda Armindo Novais. A empresa distingue-se pelo fabrico artesanal, privilegiando o uso de matérias-primas europeias, destacando-se o uso de solas de couro com recurso a isolamento com cortiça natural.

Para o CEO da empresa “a estreia na Semana da Moda de Nova Iorque é mais um marco no percurso de uma empresa com mais de cinco décadas de existência”. “Trata-se de uma oportunidade que quisemos agarrar, em especial num mercado tão relevante como o norte-americano”. “A Calçado Penha é uma empresa histórica, que emprega mais de 100 colaboradores, provando ser capaz de produzir calçado de excelência, na Europa, a preços justos”, sublinhou Armindo Novais.



Partilhar:

Últimas Notícias