APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado português procura regressar aos mercados internacionais

Calçado português procura regressar aos mercados internacionais

17 Fev, 2023

Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e Secretário de Estado da Economia visitam delegação nacional em dois dias distintos


O cluster português de calçado e artigos de pele, que exporta mais de 95% da sua produção para 172 países, nos cinco continentes, procura regressar, passo a passo, aos mercados internacionais. Desde o início do ano, o setor já integrou 10 iniciativas promocionais no exterior.

Para a APICCAPS, depois de um ano de 2022 de forte afirmação do setor nos mercados externos, 2023 será um ano de muitos desafios, com um abrandamento económico generalizado. O cluster do calçado e artigos de pele procura, nesse contexto de grande exigência, regressar paulatinamente aos mercados internacionais. De acordo com a Associação, “os últimos certames já deram indicações de que se está a regressar a níveis próximos da pandemia, pelo que é expectável, nos próximos meses, um reforço em força da atividade promocional do setor nos mercados externos”.

Agora de regresso a Milão, no espaço de uma semana, 70 empresas vão integrar os três certames de referência dedicados ao setor de calçado, artigos  de pele e curtumes. A comitiva portuguesa na MICAM, aquele que é o principal certame profissional, contará com a participação de 33 empresas. Já na MIPEL, o setor estará representado por um expositor. Por fim, na Lineapelle, entre empresas de componentes para calçado de curtumes,
a delegação nacional será assegurada por 33 empresas.

Na passada edição, 35.470 visitantes profissionais (crescimento na ordem dos 20%) integraram os certames de Milão, com destaque para os compradores de Espanha, França e Alemanha. Uma das particularidades foi o regresso em força dos profissionais dos Estados Unidos, Canadá, e Japão, tendência que a MICAM espera agora aprofundar.

A 101ª edição da Lineapelle acolherá 1.151 expositores de 42 países (61,5% italianos e 38,5% estrangeiros) ocupando uma área total de mais de 42.000 metros quadrados. Por setores, destacam-se as 541 empresas de curtumes, 396 de componentes, 164 de tecidos e sintéticos e 50 empresas de outros setores.

Partilhar:

Últimas Notícias