APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado português regressa à Colômbia

Calçado português regressa à Colômbia

19 Jan, 2026

Calçado de regresso à Colômbia


O calçado português está de regresso à Colombia. Duas empresas Ambitious e Beppi vão marcar presença na IFLS, que se realiza no inicio de fevereiro em Bogotá, reforçando a aposta da indústria nacional num mercado em clara expansão. A participação insere-se na estratégia de internacionalização do calçado português, que procura consolidar posições em geografias com elevado potencial de crescimento fora da Europa.

A Colômbia tem vindo a afirmar-se como um mercado particularmente dinâmico para o calçado português. As exportações nacionais para cresceram 110% até novembro, este ano, atingindo valores próximos de 3 milhões de euros, um desempenho que confirma o interesse crescente dos operadores colombianos por produtos diferenciados, de qualidade e com valor acrescentado, características associadas ao “made in Portugal”.

Para Luís Onofre, presidente da APICCAPS, estes números são reveladores de uma oportunidade estratégica. “A Colômbia é um mercado com uma classe média em crescimento, cada vez mais atenta à qualidade, ao design e à durabilidade dos produtos. O calçado português responde exatamente a essas exigências”, sublinha.
A presença da Beppi e da Ambitious em Bogotá reflete também a diversidade da oferta nacional, capaz de responder a diferentes segmentos de mercado, do casual ao fashion, combinando design contemporâneo, inovação e uma forte componente industrial. “Temos empresas com capacidade para competir internacionalmente, não pelo preço, mas pelo valor”, acrescenta Luís Onofre.

Além do potencial de consumo interno, a Colômbia assume-se como uma porta de entrada estratégica para outros mercados da América Latina. “Este é um país-chave na região e pode funcionar como plataforma para alargar a presença do calçado português em toda a América do Sul”, refere o presidente da APICCAPS, destacando a importância de uma presença continuada e estruturada.
 
A IFLS
De acordo com a organização, a a IFLS “é a maior plataforma de negócios da Colômbia e da região andina”.O evento reunirá as principais marcas dos setores de calçados, artigos de couro, mas igualmente empresas de componentes e de tecnologia. Esta plataforma comercial “tem como foco contatos comerciais e alianças estratégicas nacionais e internacionais”.
 
A participação nesta feira em Bogotá reforça, assim, a ambição do setor de diversificar mercados e reduzir dependências tradicionais, alinhando-se com os objetivos do plano estratégico do cluster do calçado. “O crescimento que estamos a registar na Colômbia mostra que estamos no caminho certo e que há espaço para continuar a crescer, com mais empresas portuguesas a olhar para este mercado como uma prioridade”, conclui Luís Onofre.

Partilhar:

Últimas Notícias