APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Calçado técnico ecológico com boas propriedades de conforto biomecânico e térmico

Calçado técnico ecológico com boas propriedades de conforto biomecânico e térmico

10 Jan, 2022

ICC lança novo modelo, desenvolvido no âmbito do projeto SHOE @ FUTURE


Calçado técnico mais ecológico e capaz de garantir ao consumidor um bom desempenho funcional, conforto biomecânico e térmico e um elevado tempo de vida útil. São estas as características do novo modelo de calçado que a ICC - Indústrias e Comércio de Calçado acaba de lançar no mercado.
O novo modelo da empresa de Guimarães é resultado do trabalho de investigação desenvolvido no âmbito do projeto SHOE @ FUTURE, que envolveu as empresas ICC e CODIL - Costa & Dias, Lda e as entidades de entidades SCTN: O CTCP - Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a UM - Universidade do Minho e o IPB - Instituto Politécnico de Bragança.

Para a ICC incorporar a biomecânica na produção de calçado especializado é uma prioridade e, este projeto em particular, é a prova disso. Estes novos produtos desenvolvidos - e já em comercialização pela empresa - basearam-se em extensivos estudos biomecânicos e morfológicos realizados pela ICC e UM com um dimensionamento da amostra segundo a ISO 15535:2012.

Para a CODIL a prioridade foi desenvolver uma biqueira de proteção não metálica, de menor dimensão e volume, que resiste de forma fiável à compressão, impacto e agentes químicos. Ao longo do desenvolvimento foram realizados testes computacionais e experimentais pelas empresas, UM e CTCP, de forma a avaliar a influência da geometria e matéria-prima no desempenho mecânico das biqueiras. Os resultados de análise geométrica mostraram que biqueiras mais planas, onde a força incide mais perto da frente da biqueira, resistem melhor à compressão e ao impacto.

Outro dos componentes estudados foi uma entressola de poliuretano microcelular ambientalmente sustentável para calçado profissional. Foram desenvolvidas e avaliadas pelo IPB e CTCP formulações de poliuretano (PU) microcelular para entressolas resistentes a temperaturas extremas e amplitudes térmicas elevadas, assim como para utilização em ambientes com temperatura controlada (p. ex. ambientes indústria 4.0), procurando-se as soluções mais adequadas para cada problemática. As entressolas foram concebidas utilizando práticas industriais sustentáveis, nomeadamente pela utilização de matérias-primas derivadas de fontes renováveis, configurando soluções alternativas ambientalmente mais amigáveis”.

No âmbito deste projeto, a ICC, CTCP e UM estiveram ainda envolvidos na realização de estudos de conforto e distribuição da pressão plantar, que resultaram numa palmilha confortável.  Todos estes desenvolvimentos efetuados privilegiaram o uso de soluções e práticas industriais sustentáveis.



Partilhar:

Últimas Notícias