APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Censos: começou a maior operação estatística em Portugal

Censos: começou a maior operação estatística em Portugal

9 Abr, 2021

Arrancou esta semana a primeira fase dos Censos


Começou esta semana a maior operação estatística em Portugal. Os Censos 2021 arrancaram no passado dia 5 com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta ao inquérito, que abrange todas as habitações e todos os cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal.

Este recenseamento geral da população e das suas condições de vida realiza-se a cada 10 anos, no primeiro ano de cada década, sendo as respostas confidenciais.

A operação inicia-se com a distribuição das cartas para resposta aos Censos 2021 em todos os alojamentos do País pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). As cartas, que serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores, contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet.

Os recenseadores do INE estão munidos com cartão de identificação e colete que os identifica como trabalhando para os Censos 2021.

Fases

A fase de distribuição das cartas para resposta aos Censos terá a duração de duas semanas, estando a sua conclusão prevista para o dia 18 de abril.

A partir de 19 de abril tem início a fase de resposta aos Censos pela internet, preferencialmente até dia 3 de maio (censos2021.ine.pt).

A resposta aos Censos 2021 pela Internet é fácil, segura e rápida para os cidadãos. No atual contexto epidemiológico, este modo de recolha de dados minimiza os contactos entre recenseadores e a população, aumentando a segurança.

Para os cidadãos que não possam responder pela internet não seja possível, o INE disponibiliza outros modos de resposta, nomeadamente:
•    telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
•    e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública;
•    autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem o protoloco de saúde pública.
Salvaguardando as adaptações em função do ritmo das respostas e das características das áreas geográficas e da sua população, seguir-se-á a fase de conclusão dos Censos, a partir de 31 de maio, em que a resposta resultará do contacto presencial dos recenseadores e apenas junto dos alojamentos que ainda não tenham respondido por outro modo.

Garantia de segurança

A situação epidemiológica levou à elaboração de um Plano de Contingência de forma a garantir a realização da operação censitária com qualidade e protegendo a saúde de toda a população, incluindo dos recenseadores e dos demais envolvidos nos Censos.

Nos Censos de 2021 haverá também um reforço dos mecanismos de controlo do trabalho de campo e de validação da informação recolhida num contexto de crise pandémica, nomeadamente através da integração de informação administrativa, garantindo a realização da operação censitária com toda a segurança.



Partilhar:

Últimas Notícias