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Centenário: 80 anos dedicados à indústria de calçado

Centenário: 80 anos dedicados à indústria de calçado

1 Sep, 2021

A história da Centenário começa em 1941 quando o Camilo Ferreira teve a ideia de abrir uma fábrica de calçado. Decorria a Segunda Guerra Mundial e o sonho de Camilo de  fazer calçado de qualidade era tão grande que percorria de bicicleta, colina acima, colina abaixo, todos os dias, durante 15 anos, para se juntar à sua pequena equipa na fábrica.
No início, a marca dedicava-se ao mercado nacional, mas rapidamente foi necessário começar a expandir além-fronteiras. Durante 45 anos a fabrica operava apenas de forma artesanal, mas em 1984 a Centenário expandiu as suas infra-estruturas e modernizou o seu equipamento e logística. Nesta década exportava 50% da sua produção para o mercado europeu.
Passaram 80 anos. Mas há algo que se manteve durante oito décadas no ADN da empresa: a arte de fazer calçado! Domingos Ferreira e Aureliano Ferreira, filhos de Camilo Ferreira, são os atuais sócios, mas a empresa conta já com elementos da terceira geração.
A Centenário é especializada na produção de calçado de homem de alta qualidade e durabilidade, produzido pelo sistema de fabrico Goodyear. Mas não é só. A empresa aposta na produção de calçado de golf, utilizando o know-how da produção Goodyear, com a linha Golf Signature. Em 2013, as exportações para o mercado europeu ascendiam aos 90%.
Na bagagem destes empresários ficam as memórias das primeiras feiras. Espanha, França, Alemanha e Itália foram palco de feiras internacionais muito relevantes para o crescimento da marca. O investimento em tecnologia foi também essencial no percurso da Centenário. A produção, inicialmente artesanal, passou a incluir processos sofisticados que permitiram um crescimento na qualidade produtiva, nomeadamente no sistema de fabrico Goodyear, uma das especialidades da Centenário.
Atualmente, a empresa exporta quase a totalidade dos seus produtos para todo o mundo, tendo como principais mercados a Holanda, Estados Unidos e Espanha. Seguido a tendência de mercado, está atualmente a apostar no digital, quer pela venda online, quer como forma de se apresentar ao mundo e dar a conhecer os seus produtos.



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