CTCP detém o mais antigo laboratório de qualidade ativo em Portugal
“O compromisso do Centro Tecnológico Do Calçado em Portugal com a qualidade iniciou-se na década de oitenta, com a acreditação do nosso laboratório”, recorda Luísa Correia. Atualmente, continuou, “é um instrumento fundamental para as empresas”. Para a Diretora Geral do Centro Tecnológico do Calçado “esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento do CTCP para prestar um serviço de excelência à fileira do calçado Portugal”.
A cerimónia pública decorreu na presença do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio e da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e enalteceu o Sistema Português da Qualidade (SPQ), “como conjunto integrado de entidades e organizações interrelacionadas e interatuantes que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, respeitantes aos seus subsistemas da normalização, da qualificação e da metrologia, congregam esforços para a dinamização da qualidade, com vista ao desenvolvimento sustentado do País e ao aumento da qualidade de vida da Sociedade Portuguesa em geral”.
Já o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), sendo uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1986 pela APICCAPS e dois Institutos do Ministério da Economia, o IAPMEI e o INETI, a partir do Laboratório de Controlo da Qualidade criado em 198, tem privilegiado o apoio técnico e tecnológico às empresas do cluster do calçado, promover a formação técnica e tecnológica dos recursos humanos das empresas, promover a melhoria da qualidade dos produtos e processos industriais, preparar e divulgar informação técnica junto da indústria e realizar e dinamizar trabalhos de investigação, desenvolvimento e demonstração.
A trabalhar no controlo da qualidade do calçado desde 1981, o laboratório de ensaios do CTCP realiza praticamente 30 mil ensaios por ano e serve, grosso modo, 500 empresas.