APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Cerca de 42 mil empresas já recorreram ao substituto do lay-off

Cerca de 42 mil empresas já recorreram ao substituto do lay-off

1 Out, 2020

Maioria das empresas optou por incentivo financeiro


Quase 42 mil empresas já recorreram aos apoios que em agosto substituíram o regime de‘lay-off’ simplificado. Os dados avançados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social indicam que a maior parte destas empresas optaram pelo incentivo financeiro que contempla um apoio equivalente a dois salários mínimos por trabalhador.

De acordo com Ana Mendes Godinho, das 41,4 mil empresas que recorreram aos apoios, 23,7 mil dirigiram-se ao incentivo financeiro extraordinário à normalização da atividade empresarial, através do qual é pago um valor equivalente a dois salários mínimos por trabalhador. Este apoio é pago ao longo de seis meses e implica a manutenção do posto de trabalho durante esse período de pagamento e nos 60 dias subsequentes.

Neste universo, cerca de 10 mil empresas recorreram ao apoio à retoma progressiva, que permite a redução do horário de trabalho em função da quebra de faturação das empresas, mas com limites.

Dentro do leque de três instrumentos financeiros disponibilizados às empresas a partir de agosto, em substituição do regime ‘lay-off’ simplificado, o que registou menos pedidos (7,7 mil) foi o que contempla a atribuição de um salário mínimo por trabalhador pago de uma vez.

No total, foram abrangidos por estes apoios cerca de 380 mil trabalhadores.










Partilhar:

Últimas Notícias