APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

CIP assina memorando com Confederação da Indústria Indiana

CIP assina memorando com Confederação da Indústria Indiana

10 Mai, 2021

"Este memorando de Entendimento vai libertar todo o potencial”


Com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral nas áreas do clima, digital e saúde, decorreu na passada semana, por via digital, a mesa-redonda de negócios entre a União Europeia e a Índia. O encontro desenrolou-se à margem da Cimeira UE-Índia e teve o apoio da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. A oportunidade da iniciativa foi elogiada pelas empresas, que apontam, agora, um caminho: a assinatura de um acordo de comércio com capacidade para aprofundar as relações bilaterais e os investimentos recíprocos.
 
“Hoje, juntámos os representantes europeus e indianos do setor privado com o objetivo de potenciar as relações económicas e construir uma plataforma que permita a cooperação e crie oportunidades aos empreendedores”, diz António Saraiva. O Presidente da CIP acredita que foi estabelecida uma agenda ambiciosa. “Queremos não apenas aproximar os nossos empresários, mas também definir a agenda em múltiplas áreas, para que as empresas se tornem veículos da aproximação entre os dois blocos económicos. Acreditamos que o Join-Statement que assinamos hoje com a Confederação da Indústria Indiana permitirá libertar todo o potencial das relações bilaterais entre Portugal e a Índia.”
 
Para Chandrajit Banerjee, diretor-geral da Confederação da Indústria Indiana, “a indústria indiana dá as boas-vindas ao recomeçar do acordo de comércio Índia-UE e está pronta a apoiar as negociações de todas as formas possíveis. Um acordo de comércio deve ajudar a UE a ter mais acesso a um enorme mercado e, também, deve ajudar a Índia a ter acesso a tecnologia que pode representar um up-grade quantitativo para a economia indiana.”
 
Por fim, Markus J. Beyrer, diretor-geral da BusinessEurope, acredita que “o relançamento, ocorrido hoje, das negociações do Acordo de Livre Comércio é um passo essencial para ambas as economias. A Índia e a UE vão conseguir tirar importantes vantagens do fortalecimento da cooperação bilateral nas áreas do clima, digital e saúde. A UE é o 11º parceiro comercial da Índia, representando de cerca de 11 por cento do total do comércio com o sub-continente e cerca de 80 mil milhões de euros. A UE é, também, o maior investidor na Índia. As duas partes devem aproveitar esta janela de oportunidade, baseada na partilha de valores e no respeito pelo multilateralismo assente em regras definidas, para tirar benefícios das oportunidades económicas mútuas que irão ser criadas.”
 
A cimeira que ocorreu no Porto cria às empresas a expectativa de que o momento positivo vai manter-se e que a ambição continuará elevada durante as negociações do Acordo de Comércio Livre. A Europa e a Índia têm fores relações históricas e económicas e, além disso, também a tradição de cooperarem de perto e de se apoiarem mutuamente. Esta abordagem já tem vários séculos e é particularmente importante durante este desafiante pedido marcado pela crise provocada pela COVID-19.

Partilhar:

Últimas Notícias