APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

CIP e CEOE defendem urgência na implementação do Plano de Recuperação

CIP e CEOE defendem urgência na implementação do Plano de Recuperação

13 Oct, 2020

Confederações de Espanha e Portugal juntas pela Europa



A CIP – Confederação Empresarial de Portugal e a Confederación Española de Organizaciones Empresariales (CEOE) reafirmaram este fim de semana o seu compromisso com o processo de recuperação económica na Europa. Ambas as instituições – que estiveram reunidas por ocasião da Cimeira Luso-Espanhola - alertam também para a necessidade de desenvolvimento das áreas transfronteiriças entre os dois países.
 
Numa declaração conjunta enviada ao primeiro-ministro de Portugal e ao presidente do Governo de Espanha, as confederações de ambos os países destacaram a importância da aprovação e implementação, o mais rapidamente possível, do Plano de Recuperação para a Europa. Consideram que o enquadramento acordado pelo Conselho Europeu abre novas possibilidades para uma intervenção coordenada, constituindo uma única via para mitigar os perigosos efeitos de fragmentação da resposta assimétrica que até agora tem caracterizado a reação à pandemia de COVID-19 na Europa.

A nível nacional, CIP e CEOE sublinham a urgência do reforço e reorientação das medidas de emergência já tomadas nos dois países e a necessidade de planos de recuperação e resiliência que coloquem as empresas no centro das estratégias nacionais, tendo em conta a necessidade de preservação do tecido empresarial e a reorientação dos modelos de crescimento e de desenvolvimento económico e social, em coerência com as opções estratégicas europeias.
Por ocasião da cimeira que decorreu hoje, na cidade da Guarda, em Portugal, a CIP e a CEOE reafirmam a necessidade de estimular a cooperação transfronteiriça, procurando complementaridades e envolvendo a participação do associativismo empresarial transfronteiriço.

As confederações sublinham a importância de dotar a Península Ibérica de uma rede eficaz de transportes de mercadorias que ligue os seus portos ao centro da Europa e apelam aos Governos dos dois países para que promovam a necessária coordenação dos investimentos, tanto ao nível do planeamento e timings de construção, como no que respeita à harmonização das soluções técnicas das infraestruturas.

The latest ones