APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Comissão Europeia propõe criar fundo para garantir empregos

Comissão Europeia propõe criar fundo para garantir empregos

2 Abr, 2020

Fundo no valor de 100 mil milhões de euros


A Comissão Europeia propôs hoje a criação de um fundo especial no valor de 100 mil milhões de euros para empréstimos aos Estados-membros. O fundo tem como objetivo suportar esquemas de apoios temporários ao emprego e preservar postos de trabalho durante a crise provocada pela COVID19.

 “O novo instrumento de apoio temporário para mitigar os riscos de desemprego em caso de emergência, o SURE, que foi projetado para ajudar a salvaguardar postos de trabalho e trabalhadores afetados pela pandemia do novo coronavírus”, indica o executivo comunitário na proposta hoje divulgada. “O objetivo é prestar assistência financeira, sob a forma de empréstimos concedidos em condições favoráveis pela UE aos Estados-membros, até um total de 100 mil milhões de euros”. Em comunicado, a Comissão Europeia explica que “estas verbas visam ajudar os países a lidar com aumentos repentinos da despesa pública para preservar o emprego”.

Assim, Bruxelas conta um total de 25 mil milhões de euros em garantias voluntárias dos Estados-membros, através do orçamento comunitário para alavancar este fundo. “Especificamente, estes empréstimos ajudarão os Estados-membros a cobrir os custos diretamente relacionados com a criação ou extensão de instrumentos nacionais de trabalho de curta duração e outras medidas semelhantes adotadas para os trabalhadores por conta própria como resposta à atual pandemia de coronavírus”, diz a Comissão Europeia.

Para avançar, esta proposta terá de ser aprovada pelos países da UE, sendo discutida ao nível do Eurogrupo.


Partilhar:

Últimas Notícias