APICCAPSAPICCAPSAPICCAPS
Facebook Portuguese Shoes APICCAPSYoutube Portuguese ShoesAPICCAPS

Compromisso Verde

Compromisso Verde

10 Jan, 2023

Compromisso Verde


O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal é constituído por mais de 1.900 empresas, responsáveis por cerca de 40 mil postos de trabalho. Em conjunto exportam mais de 95% da sua produção para 172 países, nos cinco continentes, o equivalente a 2.300 milhões de euros anuais.
 
O Cluster de Calçado e Artigos de Pele em Portugal tem a ambição de ser uma “referência internacional e reforçar as exportações, aliando virtuosamente a sofisticação e criatividade com a eficiência produtiva, assente no desenvolvimento tecnológico e na gestão da cadeia internacional de valor, assim garantindo o futuro de uma base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva”.
 
Ciente das suas responsabilidades para com a sociedade, o cluster do calçado tem acompanhado o aumento da importância dada ao tema da sustentabilidade. Depois de, em 2019, ter lançado o Plano de Ação para a Sustentabilidade, entre 2021 e 2022 aprovou o financiamento pelo PRR do projeto BioShoes4All para alavancar a nossa transição para a economia bio sustentável e circular, e em dezembro de 2022 surpreendeu apresentando o Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030, no qual a preocupação com a sustentabilidade está subjacente a todas as propostas apresentadas.
 
Os desafios e as oportunidades com que o cluster está confrontado em matéria de sustentabilidade são de grande relevância e complexidade. Se não respondermos de modo adequado, as crescentes exigências regulamentares e a atenção que os consumidores dedicam a este tema podem ser uma séria ameaça para o nosso cluster.  
 
O cluster precisa de assumir a sustentabilidade como um dos pilares que nos tornará uma referência internacional da indústria. Sendo um tema muito amplo e técnico, torna-se fundamental uma cooperação mobilizadora entre empresas, clientes, entidades e a APICCAPS e o Centro Tecnológico. Por isso, como previsto no Plano Estratégico 2030, a APICCAPS e o CTCP convidam todas as empresas do cluster a assumirem o Compromisso Verde do Cluster de Calçado.

Ao assinar o Compromisso Verde as empresas comprometem-se a trabalhar e contribuir para as metas definidas pelas Nações Unidas e Europa de um planeta com saldo nulo de emissões de carbono em 2050 e uma redução para metade em 2030.
 
Todo o cluster do calçado – fabricantes de materiais, componentes, tecnologias, marroquinaria e calçado – é convidado e chamado a contribuir para a sustentabilidade ambiental do planeta, desenvolvendo e inovando nos produtos e processos, aumentando a sua eficiência global e circularidade, sendo inclusivo e competitivo.
 
Está disponível, aqui, para análise de V/as Exas. o acordo de adesão ao Compromisso Verde do Cluster de Calçado.
 
As empresas que pretendam aderir devem submeter o formulário on-line para formalizarem o compromisso.
 
https://www.apiccaps.pt/compromisso-verde-do-cluster-de-calcado

De seguida, a equipa do CTCP procurará contactar as empresas aderentes para iniciar o diagnóstico e o plano de ação individualizado.

Partilhar:

Últimas Notícias