Plano Estratégico do Cluster do Calçado 2030
Num contexto económico particularmente adverso, importa conhecer, com detalhe, a realidade da indústria portuguesa de calçado e identificar os principais estrangulamentos e perspetivar novas janelas de oportunidade.
Recorde o Plano Estratégico do setor, apresentado no final do ano passado e que, em termos, práticos, define quatro prioridades (Qualificação de Pessoas e Empresas; Produtos e Processos Sustentáveis; Flexibilidade e Resposta Rápida; Presença Ativa nos Mercados), 24 medidas e 113 ações concretas para reposicionar o setor na cena competitiva internacional.
Nas palavras do Presidente da APICCAPS, “este Plano é mais do que uma visão, é um compromisso do setor para aprofundar a sua competitividade no plano internacional e continuar a gerar valor para o nosso país”, sublinhou o Luís Onofre. O documento apresenta, adicionalmente, cinco projetos-ancora (Academia Digital, Inclusão & Responsabilidade Social, Compromisso Verde, Centros de Demonstração e Empreendedorismo de Marca), áreas de intervenção consideradas fundamentais